É raro o dia que não acontece algum acidente nos percursos pedonais?
Os últimos dias foram férteis em acidentes com caminhantes que percorriam veredas e levadas na Ilha da Madeira.
A ocorrência de vários incidentes em percursos pedonais, veredas e levadas, registada nos últimos dias tem suscitado vários comentários nas redes sociais, um dos quais, conclui que “é raro o dia que não acontece algum acidente”. Será que quase todos os dias há ocorrência de acidentes com os caminhantes que percorrem veredas e levadas da Madeira?
Um claro indicador da veracidade desta afirmação são as notícias que dão conta deste tipo de acidentes. Assim, de modo a avaliar a justiça da conclusão que indicia que é raro o dia que não haja acidentes nos trilhos pedonais, fomos avaliar os registos dos últimos 30 dias em matéria de ocorrências deste tipo.
Andreína Ferreira , 26 Fevereiro 2024 - 11:20
Faz hoje um mês, a 26 de Fevereiro, foi notícia uma mulher que se sentiu mal na Casa de Abrigo do Pico Ruivo. Depois, só passada semana e meia, a 8 de Março, novo incidente com turista que se perdeu em levada na Ponta do Sol. Três dias volvidos, a 11 de Março, o primeiro de três resgates já realizados este mês e envolvendo o helicóptero, então de turista ferida no Pico Ruivo. No dia 13 surgiu na imprensa caso de turista socorrida por ter sofrido queda na Vereda da Ponta de São Lourenço.
Andreína Ferreira , 11 Março 2024 - 17:34
Foi já na segunda metade deste mês que adensaram-se os incidentes nas serras da Madeira com caminhantes que percorrem os trilhos turísticos da ilha.
Andreína Ferreira , 13 Março 2024 - 14:53
A 16 de Março dois incidentes foram notícia. O de uma mulher que caiu em vereda no Santo da Serra e de um novo resgate pelo helicóptero ‘multi-mission’, activado para resgatar turista que caíra na Vereda do Pico do Areeiro.
Andreína Ferreira , 16 Março 2024 - 13:18
Depois de quase uma semana tranquila, na sexta-feira, dia 22, os bombeiros voltavam à floresta para procurar turistas que se tinham perdido nas serras de São Vicente.
Já esta semana, domingo e segunda-feira multiplicaram-se os resgates a turistas acidentados em percursos pedestres.
Andreína Ferreira , 25 Março 2024 - 15:32
No domingo, dia 24, foi levada operação com dezena e meia de operacionais para resgatar turista octogenário que caíra de altura estimada em cerca de 10 metros, do trilho da Levada do Bom Sucesso para a ribeira. Quase à mesma hora uma caminhante que fazia a Levada do Caldeirão Verde também sofreu queda de alguns metros de altura, que fez mobilizar a Equipa de Resgate e Montanha dos Bombeiros Voluntários de Santana.
Andreína Ferreira , 25 Março 2024 - 11:48
Ontem, segunda-feira, dia 25, mais foi resgates. O de uma estrangeira que caiu no Fanal e de um turista atingido por pedra na cabeça quando fazia o percurso entre o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo. Foi resgatado pelo helicóptero.
Queda na Levada do Bom Sucesso faz accionar Equipa de Resgate em Montanha dos BVM
Vítima é turista e estará cerca de 10 metros abaixo da levada com suspeita de perna partida
Orlando Drumond , 24 Março 2024 - 14:48
Nesta amostra que é bem elucidativa dos casos de acidente que normalmente ocorrem nas veredas e levadas, foram assim registados 11 incidentes em veredas e levadas, acidentes estes ocorridos em 8 dos últimos 30 dias.
Turista atingido por pedra no Pico do Areeiro apresenta ferida grave na cabeça
Helicóptero foi activado para resgatá-lo
Andreína Ferreira , 25 Março 2024 - 13:03
Ou seja, não se confirma que seja tão frequente que quase diariamente haja algum acidente nas veredas e levadas da Madeira. É certo que há ocasiões em que a sucessão de acidentes, por vezes vários no mesmo dia, ou em dias consecutivos, dá a sensação que os mesmos ocorrem quase que diariamente. Mas efectivamente não é o caso. Aliás, chega a haver semanas, felizmente, sem reporte de qualquer acidente.