"Nada influencia mais os resultados do que o nosso estado emocional"
Fred Canto e Castro colocou toda a plateia de Inovação e Futuro a saltar
As emoções podem ser o catalisador ou o bloqueador dos nossos resultados, alertou este sábado, 23 de Março, Fred Canto e Castro na sétima edição das Conferências Inovação e Futuro, que aborda a Inteligência Emocional na Inovação.
Numa intervenção marcada pela interacção com a plateia com dinâmicas de competição, o jovem empreendedor mostrou às três centenas de pessoas presentes o impacto da energia no estado emocional.
Com música, dança e gritos, Fred e o público comprometeram-se "a puxar pela energia" numa união contra o julgamento. "Mudar a energia muda o nosso estado emocional", disse e mostrou.
"Nada influencia mais os nossos resultados do que o nosso estado emocional", afirmou, convidando os presentes a recordar momentos em que um mau estado emocional colocou em causa o êxito.
Fazendo uma comparação entre o ego e a essência, o empreendedor fez com que a plateia viajasse mentalmente até à "vida do futuro", sem o peso das expectativas da sociedade. Depois de alguns minutos de meditação com a visualização do onde, como, quando e com quem, Fred indagou e afiançou: "Porquê esperar? Podemos começar a trabalhar agora para concretizarmos a vida dos nossos sonhos".
"Isso não é fácil, nem rápido", constatou, contando a sua própria experiência enquanto empreendedor, em que vivenciou momentos de desespero, mas que foram "o catalisador para crescer".
"A vida pode ser incrível, mas depende de nós torná-la em realidade. É claro que isso não é fácil nem rápido. É inacreditavelmente difícil".
Para que essas dificuldades possam ser ultrapassadas, disse, é essencial aprender a gerir as emoções.
As duas emoções essenciais para concretizar a vida dos sonhos são o entusiasmo e a gratidão: "A vontade de querer ir em frente e o agradecer e saborear o momento presente".
O nosso mundo interior, embora influenciado pelo nosso mundo exterior, depende daquilo em que nos focamos. Fred Canto e Castro