Subida das taxas de juro pesou no sector automóvel
Palavras de Rui Barreto na visita desta sexta-feira ao Mercado de Automóveis Usados, no Madeira Tecnopolo
Como é habitual, Rui Barreto passou uma vez mais pelo Madeira Tecnopolo, espaço onde decorre até domingo o Mercado de Automóveis Usados, iniciativa organizada pela ACIF. Na visita, o secretário regional da Economia, Mar e Pescas destacou a importância da feira, mesmo que a procura tenha refreado, nos últimos tempos, à conta do aumento das taxas de juro.
"É um sector que está com indicadores de confiança e que se tem mantido sempre em crescimento, enfim, agora talvez um bocadinho refreado também pela situação das taxas de juro, que pesam obviamente também nas prestações do sector automóvel", alegou o governante, deixando claro que os madeirenses "gostam deste sector" que "tem contribuído" para "a economia da Madeira".
Mercado de Usados regressa ao Tecnopolo e já há também eléctricos em segunda mão
Ainda que não seja uma garantia para o Mercado de Usados, que se realiza de quarta-feira, 20 de Março, a domingo, 24 de Março, no Madeira Tecnopolo, um dos temas que se destacou na conferência de imprensa de apresentação de mais uma edição do evento organizado pela ACIF-CCIM, é o dos eléctricos, que também já começam a aparecer em segunda mão.
Por outro lado, Rui Barreto fez questão de destacar, a propósito desta 'inspecção', que a Madeira "pode se orgulhar de ter talvez o parque automóvel mais recente em termos de matrículas", justificando assim o facto deste sector estar a crescer de forma consolidada.
Aliás, o secretário aproveitou o momento para lembrar "uma vertente muito positiva". É que "desde 2019" o Governo Regional "tem introduzido incentivos à aquisição de viaturas elétricas todos os anos - e fá-lo-á também este ano - e isso tem permitido de facto atingir, prosseguir a estratégia de descarbonização da economia", vincou, acrescentando que "mais viaturas elétricas, mais viaturas híbridas, ou naqueles consumidores que não tendo adoptado uma coisa e outra, têm já viaturas com baixo teor de emissão de gases com efeito estufa, também é muito importante numa economia mais descarbonizada".
Esta é uma feira muito importante, organizada pela ACIF, que é em si mesma um selo de qualidade na organização deste tipo de eventos, com muitos representantes do sector automóvel, marcas, e é um sector que está vivo, um sector que representa um peso muito significativo na criação de riqueza, na criação de emprego, um sector que investe muito na inovação e na tecnologia, e cujo os madeirenses apreciam muito. Rui Barreto