Bruxelas vai criar observatório para o mercado agrícola
A Comissão Europeia vai lançar em breve um observatório para o mercado agrícola, respondendo às preocupações com os rendimentos dos agricultores que se queixam de vendas abaixo do preço de produção.
"Vai ser criado em breve um observatório para o mercado agrícola", disse hoje a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen.
Von der Leyen, falando na conferência de imprensa final da reunião do Conselho Europeu, sublinhou que muitos agricultores se queixam de ter de vender produtos abaixo do preço de custo, o que considerou inaceitável.
Também o líder do executivo comunitário, Charles Michel, salientou que o setor, que se manifesta há meses em toda a UE, tem exigências compreensíveis.
Bruxelas tem vindo adotar medidas para ajudar os agricultores, com a redução da carga burocrática, facilitando os controlos e abrindo exceções para obrigações de pousio e combatendo a concorrência desleal entre outras.
Os líderes da UE reuniram-se na quinta-feira e hoje, em Bruxelas, na última cimeira em que António Costa participou como primeiro-ministro.