UMa é parceira de projecto europeu para melhorar competências matemáticas de adolescentes
A Universidade da Madeira junta-se a outras sete instituições europeias para integrar o MathIA, um novo projecto que pretende obter um Modelo de Inteligência Artificial que ajude a melhorar os resultados das competências matemáticas dos adolescentes.
Segundo uma nota enviada à imprensa, entre os objectivos do projecto estão o "trabalho de temáticas como a igualdade e a atenção à diversidade, a sensibilização para as altas capacidades, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais, a criação de um banco de recursos que auxilie os professores nos processos de ensino-aprendizagem e a promoção da aprendizagem nas áreas CTEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, reduzindo, desta forma, os níveis de ansiedade antes da realização de exames".
À UMa juntam-se outras três instituições de ensino superior (Universidade de Múrcia, Universidade de La Laguna e Universidade de Pavia), três escolas (Colegio Concertado Vicente Medina, Mayco School of English e Istituto Comprensivo di Via Angelini), e uma empresa (COMENIUS IDI/centro AVENTURINNA iDi - Centro de Pedagogia e Psicologia da Educação).
Ana Antunes (Departamento de Psicologia - Faculdade de Artes e Humanidades), Karolina Baras (Departamento de Informática e Design de Media Interativos - Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia), Elsa Fernandes, Sandra Mendonça e Sónia Martins (Departamento de Matemática - Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia), e Nuno Fraga (Departamento de Ciências da Educação - Faculdade de Ciências Sociais) fazem parte da equipa da UMa.
A primeira reunião deste projecto realizou-se na Universidade de Múrcia, no passado dia 20 de Fevereiro.