DNOTICIAS.PT
Assembleia Legislativa Madeira

IL quer a Festa Madeirense na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade

None

Os deputados eleitos à Assembleia Legislativa da Madeira apreciam esta quarta-feira, 20 de Março, na 32.º Reunião Plenária da XIII Legislatura, projecto de resolução, da autoria da Iniciativa Liberal (IL), intitulado 'recomenda que se inicie o processo, junto da UNESCO, de reconhecimento da Festa Madeirense como Património Cultural Imaterial da Humanidade".

A Iniciativa Liberal defende que a Festa Madeirense, na quadra natalícia, é única no Mundo, é uma marca de madeiridade que tem de ser reconhecida". As festividades, explica, vão desde o início de Dezembro e até meados de Janeiro. 

A maneira como os madeirenses comemoram o Natal e o Fim do Ano é única no mundo. Um verdadeiro repositório de tradição que se estende por todo o arquipélago. A Festa é, para nós, um momento de celebração, de família, de enorme alegria e partilha, um encantamento único. A Festa contém o que de mais nobre há na cultura popular madeirense. IL 

A inscrição da lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade permitirá contribuir para a "salvaguarda das tradições locais e para o fortalecimento do sentimento de pertença da comunidade madeirense".