Santa Cruz já investiu 720 mil euros para melhorar eficiência energética na iluminação pública desde 2018
A Câmara Municipal de Santa Cruz já investiu, entre 2018 e 2023, cerca de 720 mil euros com vista à melhoria da eficiência energética ao nível da iluminação pública. Estes números são avançados hoje, dia em que o município arranca mais uma edição da Semana do Ambiente.
De acordo com nota da autarquia, os principais objectivos passam por atingir níveis mais baixos de consumo de energia elétrica no futuro e reduzir o impacto da poluição luminosa no ambiente. Nesse sentido, têm vindo a ser substituídas luminárias com lâmpadas de sódio por luminárias com lâmpadas LED.
As próximas intervenções estão previstas para a Estrada Nova do Cristo Rei, deste a rotunda da Estrada do Garajau até ao entroncamento com a Estrada Ponta da Oliveira; acesso pedonal à estátua do Cristo Rei, incluindo iluminação da estátua; arruamento automóvel de acesso à praia do Garajau; e Vereda pedonal na Ponta da Oliveira.
Desde o ano 2018, o Município já substituiu 1290 luminárias para tecnologia LED. Ao abrigo do projeto LIFE Natura, o Município pretende vir a substituir mais 220 luminárias.
Semana do Ambiente também dedicada aos animais nocturnos
Nesta Semana do Ambiente, que resulta de um investimento a rondar os 30 mil euros, a autarquia e a SPEA convidam a população a juntar-se a um evento público para conhecer os animais noturnos que existem no arquipélago. O certame acontece no dia 22 de Março, sexta-feira, pelas 20 horas, no Cais da Ponta da Oliveira. Esta actividade, estilo peddy-paper, permitirá conhecer mais sobre as espécies de aves marinhas, morcegos e insectos, que são afectados pela poluição luminosa.
O projeto LIFE Natura@night é cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, coordenado pela SPEA, e tem como parceiros a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, a Câmara Municipal do Funchal, a Câmara Municipal de Santa Cruz, a Câmara Municipal de Machico, a Câmara Municipal de Santana, a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, a Direção Regional de Políticas Marítimas, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, o Instituto de Astrofísica de Canárias, o Instituto Tecnológico de Canárias, a Fluxo de Luz e a Sociedade Espanhola de Ornitologia.