Base militar da Moldova atacada por drone de Kiev
Um drone explosivo, enviado pela Ucrânia, provocou um incêndio numa base militar em Tiraspol, na Moldova, anunciou hoje o Ministério da Segurança do Estado moldavo.
"Uma explosão causou um incêndio no território de uma base militar em Tiraspol. A investigação preliminar descobriu que a explosão foi causada por um ataque de drone kamikaze", disse o executivo, citado pela comunicação social local.
Segundo a mesma fonte, o dispositivo veio da região ucraniana de Odessa.
A Rússia apoia, desde a década de 1990, a região separatista de Transnístria, onde está a base militar de Tiraspol.
A televisão pública da Transnístria divulgou, na sua conta na rede social Telegram, um vídeo que mostra um helicóptero militar a ser atingido por um projétil.
A Moldova protestou hoje contra a abertura de várias mesas de voto para as eleições presidenciais russas na região separatista da Transnístria, onde a Rússia mantém um contingente militar e um arsenal de armamento estimado em 40.000 toneladas de armas e munições.
Hoje, encerra-se o terceiro dia destinado às eleições presidenciais na Rússia. O Presidente russo, Vladimir Putin, concorre a um quinto mandato.
Estas eleições deverão manter Putin no poder até 2030, ano em que completará 77 anos, com a possibilidade de um mandato adicional até 2036, devido a uma alteração constitucional feita em 2020.