SESARAM inicia programa para doentes com indicação de hemodiálise
O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) implementou, recentemente, o programa de construção e revisão de acessos vasculares para hemodiálise e pretende, até ao final do ano, cumprir cerca de 180 cirurgias.
A iniciativa partiu da Direção Clínica e tem por objectivo "responder aos doentes que precisam de acessos vasculares para realização de hemodiálise, quer aqueles que se encontram em estádio terminal e já a fazer a hemodiálise, quer aqueles que estão em pré-diálise", explica a instituição em comunicado de imprensa.
De acordo com o director do bloco operatório, Diogo Rijo, neste momento, são cerca de 160 os utentes que aguardam por este tipo de intervenção, sendo que o programa envolve consultas pré-operatórias e a discussão entre a nefrologia e um cirurgião vascular.
As primeiras consultas pré-operatórias realizadas no âmbito deste programa aconteceram no dia 22 de Fevereiro, tendo as primeiras cirurgias sido realizadas hoje, 15 de Março, com continuidade amanhã [16 de Março], em regime de ambulatório.
Este programa envolve um prestador de serviço externo, o médico-cirurgião, Nivaldo Nunes, e ainda, a enfermagem e a anestesia do Serviço Regional de Saúde.
Quanto ao objectivo de cumprir 180 cirurgias, o SESARAM ressalva que "um mesmo paciente poderá necessitar de mais do que uma intervenção cirúrgica, para que o acesso fique funcionante".