Descentralização regista mais de 500 ausências nos últimos cinco meses de 2023
Registaram-se mais de 500 ausências aos agendamentos, no âmbito da descentralização do serviço de reembolsos, entre Agosto e Dezembro de 2023, divulga o Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM em nota de imprensa.
O concelho de Câmara de Lobos foi o que registou mais faltas às marcações efectuadas (cerca de 18%9, seguindo-se da Calheta (16%) e São Vicente (15%). Por outro lado, Santana foi a localidade onde se registaram menos ausências *as marcações nos postos de proximidade (4%).
O IASAÚDE, IP-RAM alerta para a pontualidade do utente, durante o agendamento online, apesar de existir a tolerância de 10 minutos. Refere ainda a "reunião da documentação necessária para realizar o pedido de reembolsos das despesas de saúde, evitando, deste modo, deslocações constantes aos balcões de atendimento e outros constrangimentos aos utentes. Por outro lado, caso o utente não possa comparecer ao agendamento poderá cancelar ou alterar através da mesma plataforma, desta forma permitirá beneficiar o agendamento de outros utentes", explica o comunicado.
Este número de ausências foi notado através do universo de mais de 4 mil agendamentos, efectuados nos últimos cinco meses do ano passado, registados nos postos de atendimento estendidos pela Região Autónoma da Madeira (RAM), à excepção do Funchal. O concelho da Ribeira Brava recebeu 18% destas marcações, seguindo-se do concelho de Câmara de Lobos (17%) e Machico (14%).
O serviço de reembolsos está disponível em todos os concelhos da RAM, mediante marcação prévia, através do site institucional do IASAÚDE, IP-RAM (www.iasaude.pt) ou através do contacto 291 212 370.