Votaram 55 emigrantes no Consulado de Londres
Os restantes votaram por correspondência
Os emigrantes tiveram duas opções para votarem nestas eleições legislativas para a Assembleia da República, ou de forma presencial ou por correspondência. Mas o voto presencial é um regime excepcional apenas e só para os eleitores que o pediram expressamente por escrito até 60 dias antes das eleições.
No caso de Londres, só votaram presencialmente 55 (cinquenta e cinco) eleitores nos dias 9 e 10 de Março. Quem não fez o pedido de voto presencial, não pode votar presencialmente. Os restantes emigrantes tiveram opção de votar por correspondência.
Este ano no Reino Unido não houve queixas relativamente ao envio das cartas com o boletim de voto como aconteceu em actos eleitorais anteriores.
O número de votos dos emigrantes portugueses recebidos até esta terça-feira aumentou quase dois terços, segundo dados da Comissão Nacional de Eleições (CNE).Os votos dos emigrantes portugueses irão resultar na eleição de quatro deputados que poderão influenciar o resultado final deste acto eleitoral, visto que a AD elegeu 79 deputados e o PS elegeu 77.
Foram enviadas mais de 1,5 milhões de cartas de Portugal para estes eleitores, desde de 4 de Fevereiro, foram recebidas até terça-feira 211.855 cartas resposta, remetidas pelos eleitores residentes no estrangeiro.
Nos dias 18, 19 e 20 de março serão recolhidos e contados os votos destes emigrantes com o resultado da sua votação a estar agendada para o final do dia 20.