Museu A Cidade do Açúcar com 'Cores da Minha Terra'
O Museu A Cidade do Açúcar vai acolher a actividade 'Cores da Minha Terra', com Cristina Perneta, nos dias 14 de Março, 18 de Abril e 23 de Maio.
"Descobrir as raízes ancestrais das cores da Terra e explorar a criactividade através dos pigmentos naturais da nossa ilha" é o objectivo principal do próximo workshop a ser orientado pela talentosa artista visual Cristina Perneta. Assim, este evento promete ser "uma viagem pela história das cores, revelando os segredos por trás dos pigmentos crus como a argila e a terra das montanhas locais, que há milhares de anos eram manipulados pelos nossos antepassados".
Durante o workshop, os participantes terão a oportunidade de "mergulhar na antiguidade para compreender como esses pigmentos eram meticulosamente produzidos", estabelecendo conexões com materiais ancestrais, como o Barro, usado para armazenar e transportar elementos valiosos. Por sua vez, a segunda parte da actividade será dedicada à aprendizagem da criação de aguarelas utilizando os pigmentos naturais, abrindo espaço para a expressão criativa.
Este workshop, com duração de 1 hora e meia, "é uma oportunidade imperdível para desvendar a magia das cores da Terra e explorar o lado artístico e histórico que nos rodeia", pode ler-se na nota de imprensa.
Cristina Perneta, nasceu no Funchal. É licenciada em Artes Plásticas - Pintura, ramo Científico-Artístico, pela Universidade da Madeira. Desenvolve o seu trabalho sobretudo na área da pintura e do desenho. Tem como inspiração, o mundo natural. No seu processo criativo, aplica elementos da natureza, como a argila, minerais e plantas. Em 2018 criou o atelier de expressão criativa 'Sente a Natureza', que visa expandir a imaginação e a criatividade através do contacto com a Mãe Natureza. As actividades são ao ar livre e ao ritmo das estações.