Câmara de Lobos aprova 196 mil euros para apoiar associativismo desportivo
Foi aprovado, esta manhã, em reunião da autarquia de Câmara de Lobos, por unanimidade, a atribuição de apoio financeiro às associações e clubes desportivos. No total serão celebrados protocolos com 20 instituições desportivas, sediadas no concelho, ou que nele desenvolvam actividades, envolvendo um investimento global na ordem dos 196.100 mil euros.
Nas próximas reuniões de Câmara serão apresentadas as propostas de apoio às associações de carácter cultural e social.
Um comunicado enviado, à comunicação social, pela autarquia dá conta que esta iniciativa pretende "redistribuir os valores a serem atribuídos com base no número de atletas federados, garantindo assim uma maior proporcionalidade nos apoios concedidos entre as associações".
Os apoios previstos incluem o suporte financeiro para as actividades regulares das associações, mas também para para eventos desportivos pontuais, como eventuais torneios e o Rali Municípios de Câmara de Lobos e Funchal e Rali Vinho Madeira. "É de salientar que a grande maioria das associações beneficiará de um aumento no valor do apoio para o corrente ano", explica a nota da edilidade.
"O objectivo é assegurar que as associações e clubes desportivos continuem a receber da parte da Câmara Municipal o apoio necessário, tanto financeiro como logístico, para que a sua função social e formativa não seja comprometida. No entanto, é importante ressaltar que esta atribuição de apoios segue uma política criteriosa, com critérios rigorosos de controlo e discricionariedade, visando garantir a equidade na distribuição dos recursos disponíveis", refere o autarca Leonel Silva.
Nas modalidades desportivas regulares federadas, serão consideradas aquelas com participação em competições regionais, que estejam alinhadas com o plano educacional de formação dos jovens e que possuam escalões de formação considerados de interesse público pela Câmara Municipal.
Além disso, a autarquia irá apresentar, em breve, uma proposta complementar para apoiar a participação de atletas dos escalões de formação em competições nacionais, individuais e coletivas, uma vez que o regulamento atualmente em vigor prevê apenas apoio para competições regionais.