RIR satisfeito com mais votos
O partido Reagir Incluir Reciclar (RIR), passou de 0,44 % (554 votos) nas eleições legislativas nacionais de 2022, para 0,48 % (725 votos), na Madeira, em 2024. Um resultado que a cabeça-de-lista, Joana Mendes, encara com satisfação.
“Nós ficamos satisfeitos, embora não tenhamos conseguido de eleger um deputado para a Assembleia da República, superámos o número de votos das eleições anteriores”, admitiu a candidata em declarações ao DIÁRIO/ TSF-Madeira.
A enfermeira, de 30 anos, natural do Funchal, acredita que este resultado é sintoma de que “o RIR não morreu” e garante que vai “continuar a lutar”, agora “rumo às regionais”.
Joana Mendes, começou nas lides políticas em 2021, nas eleições autárquicas, onde foi a número 3 na lista da candidatura à Câmara Municipal de São Vicente. Um ano depois, apresentou-se como candidata às eleições legislativas, acompanhada pela actual coordenadora do RIR, Liana Reis. Em 2023, nas eleições regionais Joana voltou a ser a terceira candidata pelo partido. Este ano estreou-se como cabeça-de-lista e acredita que o facto de ser jovem e mulher também pesou na melhoria dos resultados do partido.
“Acho que precisamos de sangue novo, precisamos de ver novas caras”, sustentou.