DNOTICIAS.PT
eleições legislativas País

Carlos Moedas "muito confiante" foi "dar um abraço" a Luís Montenegro

None

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, deslocou-se hoje ao hotel onde decorre a noite eleitoral da AD para "dar um abraço" ao presidente do PSD, Luís Montenegro, e família, declarando-se "muito confiante".

"Este sítio específico traz-me grandes recordações da minha vida política, e por isso aqui estou esta noite, sobretudo para dar um abraço ao Luís, à família do Luís", declarou o autarca do PSD, ao chegar ao hotel onde também decorreu a noite eleitoral da sua campanha vitoriosa nas autárquicas de 2021.

Carlos Moedas saudou a previsível redução da abstenção, considerando que "é um excelente sinal para a democracia", e declarou-se "muito confiante" quanto aos resultados da Aliança Democrática (AD), coligação entre PSD, CDS-PP e PPM, nas eleições legislativas antecipadas de hoje.

Interrogado se já falou hoje com o presidente do PSD, respondeu: "Ainda não, vou-lhe dar agora um abraço. Acho que é um dia muito importante para dar um abraço à família de Luís Montenegro. São dias sempre difíceis. Foi uma campanha muito boa, mas ao mesmo tempo muito desgastante".

Segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), podem votar 10.819.122 eleitores. No total, serão eleitos 230 deputados, em 22 círculos eleitorais - 18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e fora da Europa -, num ato eleitoral que terá um custo a rondar os 24 milhões de euros.

Concorrem a estas legislativas antecipadas 18 forças políticas, menos três do que nas eleições de 2019 e 2022.

Nas legislativas anteriores, em 30 de janeiro de 2022, a taxa de abstenção situou-se nos 48,54%, tendo-se verificado uma descida em relação às legislativas de 2019, nas quais a taxa de abstenção atingiu o número recorde de 51,43%.