Orquestra de Sopros do Conservatório em concerto no Estreito de Câmara de Lobos
A Orquestra de Sopros dos Cursos Livres em Artes do Conservatório realiza, este sábado, 2 de Março, um concerto, de entrada gratuita, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, com direção artística de Lino Fernandes.
Em nota enviada à comunicação social, o Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, refere que "proporcionar experiências performativas em ambiente de orquestra aos alunos é o grande propósito desta Orquestra de Sopros do Conservatório, que completou 30 anos de existência em 2023. É composta, atualmente, por 48 alunos que frequentam as atividades de sopros, percussão, piano, guitarra elétrica e baixo elétrico dos Cursos Livres em Artes do Conservatório, no Polo da Levada, com idades compreendidas entre os 9 e os 18 anos".
O concerto destaca-se pelo seu repertório variado, pensado para corresponder aos diversos níveis técnicos dos alunos e à estrutura particular da orquestra.
O programa inclui uma vasta gama de estilos musicais, que garantem que cada elemento possa contribuir de forma adequada, de acordo com as suas competências individuais. Inclui uma selevção de temas de bandas sonoras de filmes notáveis, proporcionando ao público a oportunidade de redescobrir algumas das mais memoráveis composições cinematográficas. São exemplos notáveis as obras de ‘A máscara de Zorro’, compostas por James Horner e John Moss, que evocam o ambiente aventuroso e dramático do filme, bem como as harmonias comovedoras de ‘O Rei Leão’, de Elton John e Hans Zimmer, que recriam as amplas paisagens africanas apresentadas no filme.
Oconcerto inclui também ‘One Direction in Concert’, um segmento que apresenta três canções conhecidas desta popular banda britânica. Esta escolha reflete o desejo de actualizar o repertório e torná-lo relevante para as novas gerações
A Orquestra de Sopros dos CLA constituída em 1993, tem a sua origem na antiga Orquestra de Sopros do GCEA da DRE. Formou-se com o intuito de fomentar e implementar pedagogicamente o gosto pela prática da música de conjunto, num projeto de orquestra, como fator preponderante na motivação para o trabalho em grupo e consequente elevação do potencial artístico no instrumento, numa perspectiva holística do ensino musical.