Governo Regional congratula-se com descida da taxa anual de desemprego
Segundo as estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicadas esta quarta-feira, desde 2011 que a Região não fechava o ano com a média anual da taxa de desemprego tão baixa, situando-se nos 5.9%. A região regista assim menos 0.6 pontos percentuais que a média registada no todo nacional (6.5%).
Um indicador importante de realçar, conforme diz a Secretaria Regional e Inclusão e Juventude através de um comunciado, visto que as Regiões Autónomas, por via das circunstâncias ultraperiféricas, registavam, tradicionalmente, um aumento do desemprego face ao território continental.
"Não só é esbatida essa diferença, como são alcançados indicadores que mostram a taxa abaixo da média nacional. Dados manifestamente positivos que revelam a trajectória ascendente no que concerne aos dados sobre emprego. Feitas as contas, a região contabiliza 129,4 mil pessoas empregadas o que revela um aumento de 4,5 mil pessoas empregadas face ao ano de 2022", acrescenta o mesmo comunicado.
Realça ainda que "em 2023, apenas três regiões do país diminuíram a taxa de desemprego face ao ano anterior. A par da Madeira, Lisboa e Algarve também tiveram uma queda dos indicadores de desemprego, sendo que a diminuição mais acentuada, de todas as regiões do país, pertence à Madeira com a diminuição de 1,1 ponto percentual face a 2022 (passando de 7,0% em 2022 para 5.9% em 2023)".
Eis a reacção de Ana Sousa, secretária regional com a tutela do Emprego, em reacção aos dados publicados hoje pelo INE: “A taxa de
desemprego na Madeira no 4.º trimestre de 2023 regressa ao valor do 2.º
trimestre, de 6,2%. Comparativamente ao trimestre homólogo, a RAM apresenta a
segunda maior descida a nível nacional.
Relativamente à taxa média anual a RAM apresenta a maior descida do país, sendo
que a nível nacional esta subiu. O que nos permite afirmar que a trajetória da
taxa de desemprego da Madeira tem sido estável, favorável, indicativa da
recuperação da economia regional”.
Taxa de desemprego na Madeira aumentou 1,4 pontos no 4.º trimestre de 2023
No 3.º trimestre era de 4,8% e no último trimestre ascendeu a 6,2%, ligeiramente abaixo do trimestre homólogo (6,8%)