Funchal reforça meios e equipas de limpeza devido ao Carnaval
Com a abertura do Mercadinho de Carnaval na Avenida Arriaga, hoje, e os cortejos envolvendo crianças dos estabelecimentos de ensino da Madeira, na sexta-feira, dia 9 de Fevereiro, o Departamento de Ambiente da Câmara Municipal do Funchal redobrará a limpeza do espaço, bem como a recolha de resíduos.
Segundo a vereadora Nádia Coelho, a autarquia do Funchal efectua o reforço do número de contentores, distribuindo-os pelas zonas de festejos com cerca de 106 contentores das várias tipologias (resíduos indiferenciados, embalão, vidrão e papelão), com o objectivo de minimizar a deposição indevida de resíduos pelo chão.
Após o cortejo alegórico de Carnaval (sábado, dia 10 de Fevereiro) e o cortejo Trapalhão (terça-feira, dia 13 de Fevereiro) haverá também a habitual operação de limpeza, incluindo a varredura e lavagem dos arruamentos, recolha dos resíduos e recolha dos contentores, por forma a garantir o regresso à normalidade o mais rapidamente possível.
Para além do troço onde decorrem os cortejos (Avenida Sá Carneiro e Avenida do Mar), serão mantidos limpos todos os espaços do Centro do Funchal, onde irão decorrer os restantes festejos, nomeadamente a Avenida Arriaga, a Praça do Povo e a Praça do Mar, entre outros.
Foram convocados os seguintes meios:
Cortejo Alegórico (sábado, dia 10 de Fevereiro): Durante o dia está assegurada a limpeza constante da Cidade com equipas de trabalhadores a circular entre a população para recolher resíduos abandonados (copos, garrafas, guardanapos, etc.) e as papeleiras mais cheias.
Para a limpeza após o cortejo, ou seja, entre as 19h00 e as 4h00 estarão de serviço cerca de 80 trabalhadores, e cerca de 19 viaturas, tais como 5 auto-varredouras, 3 auto-tanques, 2 mini-motas, 5 viaturas de caixa aberta e 4 viaturas de recolha de resíduos.
Cortejo Trapalhão (terça-feira, dia 13 de Fevereiro): Entre as 15h00 e a 00h00 foram convocados cerca de 85 trabalhadores e cerca de 19 viaturas tais como 5 auto-varredouras, 3 auto-tanques, 2 mini-motas, 5 viaturas de caixa aberta e 4 viaturas de recolha de resíduos, que irão garantir a limpeza de toda a baixa do Funchal imediatamente após a passagem do cortejo.