Protecção Civil da Madeira emite recomendações face à passagem da depressão Karlotta
Chuva será mais intensa entre o fim da manhã e o fim da tarde de dia 8; vento poderá atingir os 120 km/h nas regiões montanhosas na sexta-feira
De acordo com os contactos estabelecidos entre o Comando Regional de Operações de Socorro e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a partir da madrugada do dia 8, o estado de tempo na Madeira seja afectado pela aproximação e passagem de superfície frontal fria pelo arquipélago.
A designada depressão Karlotta, centrada a sudoeste das Ilhas Britânicas, deverá trazer consigo períodos de chuva ou aguaceiros, a partir do fim da manhã de quinta-feira.
Os maiores valores da precipitação deverão ocorrer entre o fim da manhã e o fim da tarde e afectarão, em especial, a costa Sul e nas regiões montanhosas da Ilha da Madeira (ao nível de aviso laranja nas regiões montanhosas).
IPMA eleva para aviso laranja a chuva na Madeira
O Instituto Português e da Atmosfera acaba de elevar para laranja o aviso de precipitação para as regiões montanhosas da Madeira entre as 15 e as 21 horas de amanhã, prevendo-se chuva persistente, por vezes forte, sendo que nas mesmas zonas vigora antes (a partir das 12 horas até às 15 horas) e depois (das 21 à meia-noite) dois períodos de aviso amarelo.
Os aguaceiros deverão prolongar-se durante o dia 9 (sexta-feira), em geral mais fracos e menos frequentes.
Associado a esta depressão frontal, prevê-se ainda vento temporariamente forte de Sudoeste entre o fim da manhã de hoje (quarta-feira) e o fim da manhã de sexta, com rajadas que poderão atingir 70 a 80 km/h nas regiões costeiras e 100 a 120 km/h nas regiões montanhosas.
Refira-se que nos dias 8 e 9, na costa Sul são esperadas ondas de Sudoeste com 2 a 3 metros e, na costa Norte, ondas de Noroeste com 2,0 a 4,0 metros.
No seguimento destas previsões, o Serviço Regional de Protecção Civil deixa as seguintes recomendações:
- Sempre que possível, evite as viagens para as zonas afectadas por este tipo de situação meteorológica.
- Não circule por zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas.
- Preste atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser afectadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.
- Adoptar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água.
- Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.
- Os riscos que representam, com estas condições, os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras pelo que aconselha cuidados especiais nas actividades durante o período em que vigora o aviso.
- Danos em infra-estruturas montadas ou suspensas.
- Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança, cuja informação se mantém permanentemente actualizada no site do SRPC, IP RAM e na APP Prociv Madeira.
Mais Casos
A carregar...
Não existe mais conteúdo
Carregar mais notícias
Erro ao carregar mais conteúdo