Iniciativa Liberal volta a lembrar a proposta da implementação de sistema de vetting
A implementação de um Sistema de Vetting é um dos projectos de Proposta de Lei à Assembleia da República, apresentados pelo partido Iniciativa Liberal, no âmbito do seu pacote de Combate à Corrupção.
"No final do mês passado, a Representação Parlamentar da Iniciativa Liberal apresentou propostas na Assembleia Regional que apresentam medidas concretas no combate à corrupção. Que fique bem claro que o combate à corrupção não tem donos. É uma causa de todos, sem excepção", indica numa nota à imprensa.
Tal como explica em comunicado, uma das propostas é "criar um Sistema de Vetting na nomeação de Diretores Regionais nos Governos da Região Autónoma da Madeira". No fundo, o sistema quer "assegurar que os indivíduos selecionados para estes cargos sejam os apropriados e qualificados para as responsabilidades que irão assumir". Este processo envolve a avaliação minuciosa do histórico profissional, académico, criminal, financeiro, etc.
"Permite assegurar a integridade, a competência, a lealdade e a responsabilidade dos indivíduos escolhidos, contribuindo assim para o bom funcionamento das instituições públicas e para a manutenção da confiança da sociedade no governo", indica.