DRS deixa conselhos para uma utilização mais segura da internet
A Direção Regional da Saúde, por forma a assinalar o Dia da Internet mais Segura, que hoje se celebra, pretende fomentar o uso saudável da internet e a segurança. Por isso, deixa uma série de conselhos sobre o assunto.
"Enquanto membros activos da sociedade, em todos os papéis e sectores, devemos proporcionar um ambiente digital seguro, essencial para um desenvolvimento saudável e formação de competências necessárias para enfrentar os desafios do mundo online. Ao protegermos as crianças na internet, garantimos que o acesso ao conteúdo é adequado à faixa etária, promovendo um ambiente que estimule a aprendizagem e a criatividade", indica em nota à imprensa.
- 1. Sensibilizar para as consequências psicológicas do uso excessivo da internet como o isolamento, dificuldade na interação face a face, depressão, ansiedade, entre outras.
- 2. Informar sobre as sequelas físicas do tempo prolongado de utilização dos ecrãs, como a obesidade, visão computacional, problemas músculo-esqueléticos, entre outros.
- 3. Advertir para a existência do cyberbullying e as suas consequências.
- 4. Conhecer e explorar as aplicações de controlo parental disponíveis.
- 5. Consultar as recomendações da Organização Mundial da Saúde, em relação ao tempo diário de ecrã sugerido para as crianças.
- 6. Informar sobre os cuidados a ter na partilha de informações pessoais.
- 7. Alertar para as fake news.
- 8. Advertir sobre os contactos com estranhos.