“Esta exoneração já vem tarde”
Ricardo Lume, deputado único do PCP
“Esta exoneração já vem tarde”, foi a primeira reacção de Ricardo Lume, deputado único do PCP, à efectiva demissão do Governo Regional.
Por considerar que não existe agora uma maioria na ALM com legitimidade e com credibilidade para suportar um novo Governo, o parlamentar comunista diz não haver alternativa que não seja eleições antecipadas.
“A solução para este impasse político, a solução para credibilizar as instituições democráticas é efectivamente, assim que possível, serem agendadas eleições para a ALM”, declarou.
Não deixou de registar o facto da exoneração há muito anunciada ocorrer em ‘vésperas’ da discussão e votação da proposta de Orçamento Regional para 2024, que cai juntamente com o Executivo.
“Perdeu a oportunidade até de aprovar um novo Orçamento que era um Orçamento que nós não concordávamos, mas o PSD, o CDS e o PAN, defendiam-no, mas preferiram deitar esse Orçamento abaixo para ‘se agarrar ao poder como lapas’. O que está em causa são manobras para perpetuar na Região esta política ao serviço dos grupos económicos”, acusa, referindo-se a políticas de “promiscuidade” onde diz imperar “a submissão do sector público ao sector privado”.