DNOTICIAS.PT
Mundo

Conselho de Segurança da ONU reúne-se de emergência segunda-feira a pedido da Rússia

Foto Charly TRIBALLEAU / AFP
Foto Charly TRIBALLEAU / AFP

O Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se de emergência na segunda-feira, a pedido da Rússia, para discutir os ataques liderados pelos Estados Unidos no Iraque e na Síria, disseram várias fontes diplomáticas à AFP.

A reunião está agendada para as 16:00 de Nova Iorque (21:00 em Portugal continental), disseram as fontes, falando sob condição de anonimato.

O representante da Rússia na ONU, Dmitri Polianski, denunciou hoje os ataques como uma "ameaça à paz e à segurança".

"Acabámos de solicitar a realização de uma sessão urgente do Conselho de Segurança da ONU sobre a ameaça à paz e à segurança criada pelos ataques americanos na Síria e no Iraque", anunciou nas redes sociais o representante de Moscovo junto da organização internacional.

A Rússia já tinha condenado os bombardeamentos dos Estados Unidos às instalações ligadas à Guarda Revolucionária do Irão e a grupos pró-iranianos no Iraque e na Síria.

Na noite de sexta-feira, os Estados Unidos lançaram uma série de ataques contra 85 alegadas posições de milícias pró-iranianas na Síria e no Iraque, em retaliação pela morte, no fim de semana passado, de três soldados norte-americanos na fronteira entre a Síria e a Jordânia.

Também hoje o alto-representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros defendeu que os bombardeamentos dos Estados Unidos no Iraque e na Síria contribuíram para a escalada das tensões no Médio Oriente e pediu contenção.

"Era expectável. Expectável uma retaliação dos Estados Unidos da América [EUA] em resposta aos ataques que sofreram recentemente. Foi até anunciado [...]. Certamente, cada ataque contribui para a escalada", sustentou Josep Borrell, em conferência de imprensa, no final de uma reunião informal dos ministros da UE com a pasta da diplomacia, incluindo João Gomes Cravinho, em Bruxelas.