Quando o Marítimo B venceu o Benfica B de Bernardo Silva na II Liga
Aconteceu a 16 de Dezembro de 2013 e nos encarnados jogava o internacional português, entre outros 'craques'
Sabia o leitor que Marítimo e Benfica já se defrontaram por quatro vezes em jogos inseridos na II Liga? Pois aconteceu quando as versões B das dois clubes militavam no segundo escalão do futebol português.
De facto, na temporada 2012/13 foi o Marítimo convidado pela Liga a participar, com a sua equipa B (então estava na II Divisão B) na II Liga, convite extensivo ainda às equipas B do Vitória SC e Sp. de Braga. Foram então 22 as equipas a compor a II Liga e, na primeira temporada, os verde-rubros asseguraram, com o 16º lugar final, a manutenção na competição. Na temporada seguinte o Marítimo acabou por descer à IIB, ao ficar no 21º lugar do ordenamento final do campeonato.
Durante estas duas temporadas verde-rubros e encarnados encontraram-se em quatro ocasiões. Mas, como registo histórico, fica a única vez que o Marítimo B venceu a sua congénere ‘encarnada’ na II Liga. Aconteceu no complexo desportivo do Marítimo, em Santo António, no dia 16 de Dezembro de 2013.
Nesse dia os ´bês’ verde-rubros receberam os ‘bês’ encarnados, e venceram por 1-0, com golo do sérvio Amar.
Na equipa do Benfica B jogava Bernardo Silva, hoje provavelmente o melhor jogador português em actividade, mas há outros nomes importantes nessa equipa treinada por Hélder Cristóvão, como os centrais Lindelof e Fábio Cardoso, ou o guarda-redes Bruno Varela. NoMarítimo também há algumas boas referências, nomeadamente o guarda-redes José Sá ou o avançado FábioAbreu. Carlos Daniel, hoje uma das figuras do Nacional, foi suplente não utilizado neste jogo.
Vejamos como jogaram as equipas:
Marítimo B: José Sá; Armando, Patrick Bauer, Ricardo Alves, Lei Tenglong, Luís Olim, Alemão, José Tiago, Amar, Nuno Rocha e Fábio Abreu.
Benfica B: Bruno Varela; Bruno Gaspar, Lindelof, Fábio Cardoso, Gianni Rodriguezm Uros Matic, João Teixeira, Bernardo Silva, Markovic, Urreta e Lolo.
Amanhã vai o Marítimo, com a sua equipa principal, procurar vencer os jovens ‘encarnados’ na sua luta pela subida. Há dez anos as coisas eram bem diferentes.