Candidaturas abertas ao Pedido Único
Serviços da Direcção Regional de Agricultura estão também disponíveis para o aconselhamento técnico
As candidaturas ao Pedido Único (PU) de 2024 começam amanhã prolongando-se até 31 de Maio, podendo, desde logo, serem efectuadas pelo beneficiário, por via electrónica, na Área Reservada do Portal do IFAP https://portal.ifap.pt, em “O Meu Processo”. O período para eventuais correções decorrerá de 26 de Agosto e 13 de Setembro de 2024.
Em nota enviada à imprensa, a Secretaria Regional do Ambiente explica que o atendimento presencial, por sua vez, é possível através dos inúmeros postos de atendimento disponibilizados em todos os concelhos da Região: nos Balcões SRAA (Calheta, Porto Santo Ribeira Brava, Santana e São Vicente), nos Centros de Desenvolvimento Rural de Machico e de Santana, nos Mercados Abastecedores dos Canhas (CANHAS) e dos Prazeres (CAPRA) e no Centro de Formação Agrária de Santa Cruz, bem como nos postos temporários (Casas do Povo da Boaventura, do Estreito de Câmara de Lobos, do Faial, da Ponta Delgada, do Porto da Cruz, do Porto Moniz, de São Jorge e de São Roque do Faial e nas Juntas de Freguesia do Curral das Freiras, do Jardim da Serra e do Seixal). Pode ainda proceder à candidatura na GESBA, na Associação de Agricultores da Madeira e na ACOESTE – Associação da Costa Oeste.
A candidatura ainda pode ser efectuada nos postos de atendimento da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, quer na Avenida do Mar, n.º 23, 1.º andar, quer na Rua da Conceição, n.º 101-A (Direcção de Serviços da Ruralidade) devendo o agricultor agendar previamente o seu atendimento, através do endereço de correio electrónico https://atendimento.madeira.gov.pt/.
Para qualquer informação ou esclarecimento, há a linha de apoio criada para o efeito, através do número de telefone 291 145 406, refere ainda a tutela.
Recorde-se que no Pedido Único são formalizadas várias candidaturas às intervenções do PEPAC para a Região Autónoma da Madeira. Podem ainda ser formalizadas as candidaturas à Medida 1 – "Apoio base aos agricultores da Madeira" e Complemento MPB da Medida 1, destinado a parcelas localizadas em Porto Santo em modo de produção biológico, e à Medida 2 – “Apoio à produção fileiras agropecuárias da Região Autónoma da Madeira”, ambas do POSEI, e às submedidas 8.1 – Florestação e criação de zonas arborizadas e 8.2 – Apoio à implantação e manutenção de sistemas agroflorestais do PRODERAM 2020.
“Este conjunto de ajudas da União Europeia e do Governo Regional estão estimadas em cerca de 30 milhões de euros/ano para os setores agrícola, agroalimentar e florestal da Região”, adianta a SRA, e relembra que os serviços da Direcção Regional de Agricultura estão também disponíveis para o aconselhamento técnico.