Iniciativa Liberal quer diminuir as listas de espera na Madeira
O candidato Gonçalo Maia Camelo reuniu-se hoje com a Ordem dos Enfermeiros e visitou o Hospital da Luz Funchal
A candidatura da Iniciativa Liberal dedicou o dia de hoje da campanha eleitoral ao tema da saúde, com reuniões com a Secção Regional da Madeira da Ordem dos Enfermeiros e uma visita ao Hospital da Luz Funchal.
Durante estes dois encontros, conforme nota à imprensa, Gonçalo Maia Camelo apresentou as ideias e as propostas do programa eleitoral da Iniciativa Liberal para o setor, nomeadamente no que diz respeito à valorização da carreira dos profissionais da saúde.
"A IL defende no seu programa um acréscimo de remuneração para todos os profissionais de saúde consoante desempenho. Para a Iniciativa Liberal esta medida é o justo reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos profissionais do Serviço Nacional de Saúde, promovendo igualmente, a capacidade de atração, contratação e fixação de profissionais de saúde", referem.
No caso específico dos enfermeiros a Iniciativa Liberal defende, ainda, a redefinição das competências dos enfermeiros especialistas que, considera, poderão ser um importante auxílio na prestação de cuidados de saúde primários e secundários, libertando os médicos para outras tarefas.
Outro dos temas abordados, durante os encontros, foi a implementação do novo modelo de Sistema de Saúde proposto para Iniciativa Liberal, e que integra os setores público, privado e social. Com esta medida a IL pretende assegurar cuidados de saúde de qualidade a tempo e horas a todas as pessoas, independentemente do prestador desses cuidados de saúde.
Gonçalo Maia Camelo destaca a saúde como uma das principais preocupações dos portugueses e dos madeirenses, em particular. Para o cabeça de lista da IL pela Madeira, “a implementação das propostas da Iniciativa Liberal no Continente também traria benefícios para a Região Autónoma da Madeira, onde o sistema de saúde é regionalizado.”
Para Gonçalo Maia Camelo, a saúde é hoje um dos “temas que mais preocupa os portugueses e os madeirenses, em particular.” Para o cabeça de lista da IL a “implementação das propostas da Iniciativa Liberal no Continente beneficiariam também a Região Autónoma, onde o sistema de saúde é regionalizado,” apontando a redução das listas de espera para consultas e cirurgias como um dos exemplos.