PAN quer mais um helicóptero e estatuto de profissão de risco para os bombeiros
A candidatura do PAN às Eleições Legislativas, pelo círculo eleitoral da Madeira, esteve, esta manhã, no Porto Moniz, onde o candidato Marco Gonçalves reforçou a "necessidade de apostar em medidas efectivas de combate aos incêndios", relembrando os de Outubro passado, que atingiram esta localidade.
“Com o fenómeno das alterações climáticas, é urgente repensar estratégias de prevenção e combate a incêndios. É uma questão que merece destaque por parte do Estado, atendendo que a Madeira devido às suas características geográficas necessita de apoios diretos que permitam prevenir estas situações", sublinhou Marco Gonçalves.
O cabeça-de-lista do PAN-Madeira defendeu, neste contexto, a existência de mais um helicóptero de combate aos incêndios na Região, bem como "a necessidade de valorizar os bombeiros, enquanto profissão fundamental nesta área que é de grande desgaste".
"O PAN apresentou inclusive na Assembleia da República, uma proposta para que fosse atribuído aos bombeiros o estatuto de profissão de risco e de desgaste rápido, assim como subsídio de risco, penosidade e insalubridade", apontou.
O partido defende ainda, neste contexto, que "seja aumentada de 15% para 25% a bonificação prevista para efeitos de contagem do tempo de serviço e a reposição do direito dos bombeiros profissionais da administração pública local a aposentar-se em certas idades, sem penalização com a revogação do artigo 28°-A do Decreto-Lei n° 106/2022, de 13 de Abril [que define o actual regime jurídico dos corpos de bombeiros profissionais da administração local]".