DNOTICIAS.PT
eleições legislativas Madeira

"Temos muita construção, mas essas casas não são para o bolso dos madeirenses"

Bloco de Esquerda quer baixar preço da habitação na Madeira

None

A candidatura do Bloco de Esquerda Madeira Às eleições Legislativas Nacionais defendeu esta quarta-feira, 28 de Fevereiro, a redução dos preços da habitação na Região, lembrando que "as casas são para viver e não são um negócio". 

Durante uma acção de campanha eleitoral na cidade do Funchal, a cebeça-de-lista do BE Madeira, Dina Letra, alertou que "a habitação é problema que mais aflige os portugueses e particularmente os madeirenses que viram os preços das casas e das rendas subir mais de 40% em um ano". 

"Temos muita construção, mas essas casas não são para o bolso dos madeirenses", criticou

"Temos mais de 6.000 famílias à espera de uma habitação, a que se juntam as muitas que estão em risco de perder as suas casas para o mercado", disse, apontando a habitação como uma prioridade da candidatura.

Para solucionar o problema, o BE Madeira propõe, no caso do crédito habitação, "a intervenção da CGD, banco público que detém uma larga maioria dos créditos habitação e que poderá usar os milhões que obteve com a subida das taxas de juro precisamente para reduzir as taxas aos seus clientes e assim regular o mercado do crédito". 

No caso das rendas, a candidatura considera "imperativo fixar tectos máximos, para que as famílias não sejam expulsas das suas casas pela ganância do mercado", criticando a abertura "aos milionários dos visto gold e dos residentes não habituais, que fez direccionar a construção para o segmento de luxo".

Para termos casas que os jovens possam comprar ou arrendar é preciso que os preços das casas e das rendas baixem. Por isso, o Bloco de Esquerda defende o fim dos vistos gold e a proibição da venda de casas aos residentes não habituais, ao mesmo tempo que se deve limitar a propagação do Alojamento Local, que tem feito dezenas famílias deixar as suas casas porque a ganância dos senhorios fez cessar os contratos de arrendamento. BE Madeira