Professores búlgaros em Erasmus+ fazem formação na Madeira
A Madeira foi palco da formação de nove professores búlgaros da SU 'Ekzarh Antim I', Kazanlak, Bulgaria, entre os dias 18 e 23 de Fevereiro.
Os workshops inovadores realizados no âmbito do projecto Erasmus+ versaram sobre a metodologia STEM, competências para o século XXI, robótica, realidade aumentada e inteligência artificial, elementos cruciais do currículo contemporâneo. As formações tiveram como objectivo capacitar os professores para o actual cenário educacional, onde a tecnologia desempenha um papel fundamental.
Os docentes envolvidos visitaram diferentes locais, tal como a Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar da Lombada, Ponta do Sol, onde tiveram a possibilidade de vivenciar o ambiente educacional local e interagir com os educadores e professores.
Essa visita proporcionou uma visão prática do funcionamento de uma escola na Região Autónoma da Madeira, permitindo a troca de experiências e insights sobre práticas pedagógicas entre os professores. Outro destaque da formação foi a visita à Sala dos Ambientes Inovadores da Direção Regional de Educação, onde os participantes assistiram a um workshop sobre robótica. As visitas ofereceram aos professores búlgaros uma oportunidade enriquecedora e inspiradora para explorar variadas abordagens pedagógicas e tecnológicas em diferentes ambientes educacionais. Ao interagir com colegas e especialistas locais, ampliaram os seus horizontes e fortaleceram a sua capacidade inovadora no ensino. Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar da Lombada