ADN-Madeira defende que educação não deve promover agendas políticas ou ideologias controversas
O partido ADN considera que a educação se deve concentrar em proporcionar aos alunos conhecimentos académicos sólidos, habilidades práticas e valores fundamentais, "em vez de promover agendas políticas ou ideologias controversas". Em causa estão as medidas relativas à implementação de casas de banho mistas nas escolas.
Num comunicado assinado por Otília Sousa, o partido vinca que a educação "tem de ser neutra em termos de ideologia e respeitar a diversidade de pensamento e crença". "Para o ADN, introduzir a ideologia de género pode criar ruído e incertezas sobre questões relacionadas com a identidade e sexualidade, numa fase da vida em que os jovens já enfrentam um conjunto de desafios e pressões", refere a candidata n.º3 pelo círculo da Madeira à Assembleia da República.
Otília Sousa assume que o partido não concorda com a implementação das casas de banho mistas nas escolas "ou misturar rapazes e raparigas nas mesmas instalações sanitárias que não só viola a privacidade, como o desconforto e constrangimentos desnecessários para os alunos".
O ADN refere não se tratar apenas de uma questão de meramente pessoal, mas sobretudo de segurança. "A mistura de géneros, em espaços privados, pode abrir portas para situações potencialmente perigosas como abuso ou assédio que, conscientemente, precisamos de evitar para o bem da saúde mental da nossa juventude", termina.