'Madeira 2030' prevê a redução dos combustíveis fósseis em 46% e as emissões GEE em 55%?
O NÓS, Cidadãos!, através de comunicado, salientou ontem que dois dos resultados esperados, no Programa Madeira 2030, passam pelo aumento para 20% da participação dos recursos energéticos renováveis na procura de energia primária e a redução do consumo de combustíveis fósseis em 46% (face a 2005) e as emissões de GEE em 55% (face a 2005).
“Parece-nos, de modo luminoso, que estamos a divergir neste segundo. O que é feito do compromisso de redução nos combustíveis fósseis? A neutralidade carbónica em 2050 continua a ser um objectivo, mas, para NÓS, Cidadãos!, é talvez cada vez mais uma miragem”, referiu o partido, que se baseou em dados fornecidos pela Alfândega do Funchal e que foram divulgados pela Direcção Regional de Estatística, e que apontam que a Região “superou os 159,7 milhões de litros de consumo nos principais combustíveis (gasóleo e gasolina), em 2023, registando assim um aumento de 4,8%”.
NÓS, Cidadãos! questiona sobre redução de 46% no consumo de combustíveis fósseis
O NÓS, Cidadãos! questiona sobre a redução de 46% no consumo de combustíveis fósseis.
Mas, de facto, será que esta meta de redução dos combustíveis fósseis e das emissões de GEE consta mesmo no Programa Madeira 2030?