Alexey Navalny
Em todo o Mundo que diz professar os valores da Civilização Ocidental, o momento só pode ser de grande vergonha.
Alexey Navalny foi assassinado nos cárceres de Putin, o ditador que manda na Rússia e que, pelos vistos, mantém todo o resto do Mundo em rédea curta.
Sinto, neste momento, uma enorme Vergonha: para além da minha opinião pessoal, que pouco vale, nada fiz, em termos públicos, para reagir à prisão de Alexey Navalny ordenada pelo tirano russo. Como muitos, em todo o Mundo, achei que, após uns anos de injustificado cárcere, o prisioneiro renasceria, fortalecido, para libertar, novamente, a Rússia da tirania.
Entretanto o palhaço Trump entreteve as suas hordas de fanáticos mentecaptos, com mistificações e atoardas. Pensar que os Estados Unidos da América foram considerados, em tempos, como a guarda avançada das liberdades, muito prezadas, do Mundo Ocidental!...
E Biden como o resto dos líderes da Europa hesitam, “acagaçados”, sem decidir de uma vez avançar contra a Besta. Os mártires da Ucrânia têm de recuar por falta das munições há muito prometidas e sempre adiadas.
O regime fascista e torcionário liderado por Putin assassinou Navalny na sua cela!
Tenho Vergonha porque só agora denuncio esta atrocidade, sem contar que me esqueci, como muitos, de denunciar todo o processo que levou à prisão e a este desenlace. Muitos dos que ainda acreditam nas Liberdades e na Democracia, deveriam sentir igual Vergonha.
Nada fizemos e, ainda que façamos muito a partir de agora, nunca deveremos esquecer:
ALEXEY NAVALNY morreu, corajosamente, em nome da Liberdade!
João Cristiano Loja