DNOTICIAS.PT
eleições legislativas Madeira

JPP defende ensino totalmente gratuito

None

A candidatura do JPP à Assembleia da República aponta a Educação como um sector basilar de qualquer programa de desenvolvimento sustentável e sustentado, defendendo, por isso, "o acesso universal à educação em igualdade de circunstâncias e de oportunidades". 

"O ensino tendencialmente gratuito deve sê-lo na sua totalidade, para deixarmos, de uma vez por todas, de termos o abandono escolar em diversos níveis de ensino, nomeadamente no ensino superior", refere o JPP em nota emitida, apelando ao reforço das verbas para a Universidade da Madeira e para a investigação académica com incidência em áreas de desenvolvimento regional.

Uma maior autonomia das escolas e dos professores na adequação de currículos a diferentes realidades e a diferentes alunos, uma abertura cada vez maior das escolas à comunidade, desenvolvendo parcerias e formas de participação, são também apostas necessárias para o JPP. 

Não podemos continuar num país onde se fecham escolas, onde faltam professores e funcionários e onde o setor vive num permanente campo e batalha. Há que dar à educação a devida atenção e aos seus recursos humanos a justa remuneração e as condições necessárias para levarem a cabo uma das tarefas basilares de uma sociedade e de uma verdadeira democracia. JPP