São Pedro vai ter "solução inovadora" para deposição dos resíduos sólidos urbanos
Encontra-se em fase de orçamentação um projecto para a construção de um compartimento partilhado para a deposição dos resíduos sólidos urbanos, que deverá ser implementado no Parque de Estacionamento das Cruzes, na freguesia de São Pedro. A presidente da Câmara Municipal do Funchal visitou a freguesia, este fim-de-semana, inteirando-se dos projectos previstos.
De acordo com Cristina Pedra, falamos de obras de requalificação da Praça do Bairro do Hospital, melhoramentos de zonas pedonais, acessibilidades e de novos estacionamentos destinados a moradores. O projecto para a deposição de lixo "já está concluído, encontrando-se neste momento em fase de orçamentação, estimando para breve o início da obra". "Trata-se de uma solução mais cómoda e inovadora para a deposição dos resíduos seletivos e indiferenciados, reduzindo os impactos negativos”, salientou a autarca.
Segundo explicou, os caixotes do lixo instalados no Beco da Levada serão retirados e transferidos para o novo compartimento a ser criado, permitindo, desta forma, que os moradores se movam mais facilmente naquele arruamento, bem como ter melhores condições de salubridade junto das suas habitações. A 'nova casa do lixo' será partilhada pelos moradores e ser-lhe-ão entregues uma chave de acesso. A autarca realça que a empreitada inclui também uma pequena intervenção na escarpa sobranceira ao Parque de Estacionamento das Cruzes, sublinhando ainda que a cobertura do novo compartimento do lixo terá um canteiro de flores salvaguardando a imagem urbanística.
Outro dos investimentos está relacionado com os lugares para moradores: na Rua Dr. João Serra Velez Caroço foram criados quatro lugares de estacionamento destinados aos moradores da Rua dos Frias. Já nessa rua será instalada uma lomba, antes da passadeira, para reduzir a velocidade do trânsito automóvel e promover um aumento da segurança aos peões que ali circulam.
Cristina Pedra, acompanhada do vice-presidente Bruno Pereira e do executivo da Junta de Freguesia de São Pedro, presidido por Manuel Filipe, garantiu que “o actual executivo continua empenhado e a trabalhar no terreno para melhorar a qualidade de vida dos munícipes, dando resposta aos seus anseios, através da concretização de investimentos definidos em articulação com os autarcas das freguesias”.