29 surfistas em dificuldades resgatados na praia de Carcavelos em Cascais
A Autoridade Marítima Nacional emitiu esta noite um comunicado a dar conta que "foram resgatados esta tarde, 17 de Fevereiro, 29 surfistas de várias nacionalidades, entre os 15 e os 40 anos, que se encontravam em dificuldades na água na praia de Carcavelos, em Cascais".
Estes números nada usuais são contados na sequência do primeiro alerta. "Na sequência de um alerta recebido pelas 17h25, através dos nadadores-salvadores do dispositivo de inverno, foram de imediato ativados para o local tripulantes da Estação Salva-vidas, bem como elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Cascais, apoiados por nadadores-salvadores e uma mota de água da marina de Oeiras".
"À chegada ao local, constatou-se que as vítimas se encontravam em dificuldades devido à forte corrente que se fazia sentir, sem conseguir regressar para terra", explica. "Os tripulantes da Estação Salva-vidas resgataram 24 surfistas da água para a marina de Oeiras, tendo os restantes cinco sido resgatadas pelos nadadores-salvadores. As 29 vítimas, de idades compreendidas entre os 15 e os 40 anos, encontravam-se bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica", garante.
Em consequência, o Comando-local da Polícia Marítima de Cascais tomou conta da ocorrência.
De recordar que também na Madeira foi preciso a intervenção da autoridade marítima para resgatar pessoas do mar, apanhadas pela forte e tempestuosa ondulação.
Dois jovens em apuros mobilizam vários meios para a Praia Formosa
Vários meios de socorro foram mobilizados, há instantes, para a Praia Formosa, uma vez que dois jovens encontram-se em apuros no mar.
De realçar ainda que a Capitania do Porto do Funchal emitiu um aviso de vento forte e ondulação forte para a costa madeirense, lançando ainda recomendando veemente aos cuidados a ter, pelo menos até amanhã.
Capitania lança aviso de vento forte e mau tempo no mar
Após ter recebido do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, pelas 16h32, um Aviso de Sinal 6 (Mau Tempo) para o Arquipélago da Madeira", que corresponde "vento de força 7 (51 a 62 km por hora) de qualquer direção", a Capitania do Porto do Funchal comunica a situação à população, num aviso que vigora até às 18 horas de amanhã.