Populares arriscam vida e tornam-se heróis na Praia Formosa
Dois populares, um surfista de origem portuguesa e um cidadão marroquino, foram "cruciais" no resgaste dos dois jovens que estavam em apuros na Praia Formosa.
A forte ondulação sentida ao longo do dia, em praticamente toda a Região, fez com que dois rapazes, de 13 e 16 anos, fossem esta tarde arrastados e não conseguissem regressar a terra, causando alguns momentos aflitivos e mobilizando vários meios de socorro para aquela zona balnear funchalense.
"Foram tomar banho e depois não conseguiram regressar à praia. Duas pessoas lançaram-se ao mar, o surfista acabou por resgatar um dos jovens que estava em dificuldade e levá-lo para terra. E o segundo jovem, mais o cidadão marroquino, acabaram por ser resgatados pela embarcação da Estação Salva-Vidas do Funchal e levados para a Marina", esclareceu o capitão-de-mar-e-guerra Rui Teixeira.
Veja o vídeo de banhistas a desafiar as ondas na Praia Formosa
Neste dia de sol e calor, em que muitos madeirenses e turistas aproveitam para alguns passeios à beira-mar, a forte rebentação marítima na Praia Formosa continua a fazer das suas.
Após o resgate, como os dois jovens apresentavam sinais de hipotermia, foram transportados por elementos da Cruz Vermelha Portuguesa para uma unidade hospitalar.
Além dos meios de socorro accionados, entre Polícia Marítima, Cruz Vermelha e EMIR, a embarcação Magic Dolphin também se dirigiu ao local e prestou todo o apoio possível, apesar de estar muito limitada pela forte ondulação, não podendo assim aproximar-se das vítimas.
"Estávamos a passar pela Ponta da Cruz e fomos chamados no canal de socorro, pelas autoridades marítimas, para prestarmos auxílio a duas pessoas que estavam quase a afogar-se na zona em frente do Hotel Orca Praia, por isso voltamos para trás o mais rapidamente possível", começou por contar Fábio Maia, um dos elementos da tripulação marítimo-turística.
"Quando chegamo, começamos a gritar e a pedir para eles nadarem para fora, porque se fossem para a terra iriam apanhar com uma rebentação enorme e, muito sinceramente, não sei se iriam safar", explicou, acrescentando que nessa altura, em que as ondas atingiam uma altura de cerca de três metros, também um surfista 'saltou' para dentro de água para tentar socorrer os rapazes.
"O surfista, essencialmente, salvou aquelas duas pessoas. Ele arriscou a vida dele pela dos rapazes, sem dúvida nenhuma. Por isso, é um herói", frisou o marinheiro, que adiantou que o sucesso da operação fez com que todos ficassem eufóricos, inclusive os passageiros que iam a bordo do catamarã e a imensidão de gente que se aglomerou na costa da Praia da Formosa.
Capitania lança aviso de vento forte e mau tempo no mar
Após ter recebido do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, pelas 16h32, um Aviso de Sinal 6 (Mau Tempo) para o Arquipélago da Madeira", que corresponde "vento de força 7 (51 a 62 km por hora) de qualquer direção", a Capitania do Porto do Funchal comunica a situação à população, num aviso que vigora até às 18 horas de amanhã.
As pessoas que evitem os acessos ao mar nestas situações de ondulação forte como é aquela que se verifica hoje, particularmente na Costa Sul, e que tomem as devidas precauções e não coloquem as suas vidas em risco Rui Teixeira, comandante da Zona Marítima da Madeira
De salientar ainda que, já durante a manhã, apesar das fortes ondas terem atingido o Passeio Público Marítimo e também terem danificado a estrutura de madeira de acesso à praia, localizada junto aos sanitários, alguns banhistas decidiram se aventurar e enfrentar as fortes ondas.
Mais Casos
A carregar...
Não existe mais conteúdo
Carregar mais notícias
Erro ao carregar mais conteúdo