Kiev ameaça intensificar ataques na Rússia e pede mais armas
O chefe dos Serviços Secretos ucranianos, Kyrylo Boudanov, ameaçou hoje "multiplicar" os ataques contra infraestruturas na Rússia, afirmando que seria "útil" os russos "verem finalmente a realidade da guerra".
"O número de ataques às infraestruturas russas vai provavelmente multiplicar-se (...). Penso que este plano pode incluir todas as principais infraestruturas críticas e militares da Rússia", afirmou Budanov na rede digital de mensagens Telegram.
Na mesma mensagem, Boudanov acrescentou que a entrega de aviões de ataque americanos A-10 à Ucrânia ajudaria a "infligir uma derrota militar" à Rússia.
"Os aviões de ataque A-10 podem vir a reforçar consideravelmente as capacidades da Ucrânia na linha da frente ucraniana", afirmou.
O A-10 Thunderbolt II é um avião a jato, bimotor, desenvolvido pela Fairchild-Republic no início de 1970 para a Força Aérea dos Estados Unidos.
O A-10 é utilizado para "apoio aéreo de proximidade, ataque a veículos blindados e outros alvos terrestres", estando munido de um canhão giratório de 30 milímetros (GAU-8 Avenger).