DNOTICIAS.PT
Madeira

Funchal moderniza iluminação em túneis rodoviários da cidade

Autarquia estima poupança de 28.689 euros por ano na factura energética

None

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) deu por concluído um projecto de melhoramento da iluminação nos principais túneis rodoviários da cidade. O objectivo? "Promover maior sustentabilidade ambiental e eficiência energética".

A intervenção, que representou um investimento de 284.000 euros (acrescido de IVA), abrangeu: o Túnel Engenheiro Ornelas Camacho, já concluído, e os túneis da Avenida Calouste Gulbenkian (nos sentidos ascendente e descendente (actualmente em fase de execução).

Em comunicado de imprensa, o executivo explica que o projecto consistiu na substituição das antigas lâmpadas por sistemas LED de última geração, "permitindo uma iluminação mais eficiente e ambientalmente responsável".

"No Túnel Engenheiro Ornelas Camacho, os resultados já são visíveis", destaca a autarquia, indicando que houve uma redução do consumo energético "de 231.642 kWh anuais para apenas 57.143 kWh", traduzindo-se numa "poupança de 174.499 kWh por ano". Ou seja, "o equivalente a menos 75,3% de energia consumida".

A CMF destaca ainda que, esta modernização também permitiu "uma redução anual de 79,75 toneladas de emissões de dióxido de carbono, equivalente à absorção de cerca de 3.703 árvores ou a uma área florestal de 87.100 metros quadrados".

O executivo da CMF estima UMA poupança financeira de "28.689 euros por ano na factura energética".

Nos túneis da Avenida Calouste Gulbenkian, actualmente em fase de execução, a autarquia espera alcançar reduções energéticas semelhantes. "O consumo de energia do túnel ascendente deverá diminuir para cerca de 16.871 kWh por ano e o do túnel descendente para 22.990 kWh anuais, representando uma redução superior a 75% no consumo energético. Em termos financeiros, estima-se uma poupança de cerca de 4.340 euros anuais nos dois túneis", perspectiva o executivo.

Para além da modernização da iluminação, este projecto incluiu a manutenção do sistema de ventilação no Túnel Engenheiro Ornelas Camacho e a renovação das pinturas internas em todos os túneis, "reforçando a qualidade e a segurança das infra-estruturas".