DNOTICIAS.PT
Madeira

Escudo despediu-se de Portugal há 23 anos

Recorde a edição de 31 de Dezembro de 2001

None

O dia 31 de Dezembro de 2002 foi o último de circulação do escudo em Portugal, dando assim lugar ao euro, a moeda que actualmente vigora na Europa. A moeda foi adoptada por 11 países em 1999 e a Portugal chegaria em 2002.

A partir de 4 de Janeiro de 2002 as máquinas multibanco passaram apenas a disponibilizar euros. Já o dia 1 de Março era a data definida para o euro passar a ser a única moeda a circular. A troca de moedas de escudos para euro aconteceria até 31 de Dezembro de 2002.

A 31 de Dezembro de 2001 o DIÁRIO publicou, no seu caderno de economia, um trabalho explicativo das principais mudanças que o euro implicava. Uma delas estava relacionada com o preenchimento de cheques, que passava a ter a denominação por extenso de “euros” e “cêntimos”.

Além disso, foi preciso explicar a conversão das moedas e das notas, bem como ilustrar como eram as novas moedas. Por outro lado, os mecanismos de segurança também foram divulgados, por forma a evitar que os cidadãos fossem enganados com notas falsas.