DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Jovem pianista do Conservatório conquista 2.º lugar em competição internacional

None Ver Galeria

Luana Kyrychenko, aluna de piano do Conservatório – Escola das Artes da Madeira, conquistou o segundo prémio no 12.º Concurso Internacional de Piano César Franck.

A competição decorreu entre os dias 19 e 22 de Dezembro de 2024, em Bruxelas, Bélgica, reunindo 70 participantes de 26 países, incluindo representantes da Europa, Ásia e Estados Unidos.

Sob a orientação da professora Cristina Pliousnina, Luana Kyrychenko demonstrou o seu talento e dedicação ao longo das diferentes fases da competição, que culminaram nas finais realizadas em De Lijsterbes, Kraainem.

Na Categoria B, destinada a jovens pianistas com idades entre 11 e 13 anos, Luana foi uma das seis concorrentes a chegar à prova final.

Após uma avaliação rigorosa realizada por um júri de músicos de renome internacional, o primeiro prémio não foi atribuído, destacando ainda mais a relevância da conquista da jovem madeirense, que se tornou a única representante de Portugal a atingir tal distinção na história do concurso.

"A vitória não só reafirma o nível de excelência do ensino artístico do Conservatório da Madeira, mas também projecta o nome da jovem pianista num panorama internacional", destaca Carlos Gonçalves, presidente daquela instituição em comunicado de imprensa.

"O Conservatório – Escola das Artes da Madeira e a sua comunidade educativa celebram o sucesso de Luana Kyrychenko como uma inspiração para futuras gerações de músicos e um exemplo do impacto da educação artística de qualidade", reforça.

Fundado em 2013 pelo pianista belga Philippe Raskin, o Concurso Internacional de Piano César Franck é uma das plataformas mais prestigiadas para jovens músicos, promovendo a excelência artística e proporcionando uma oportunidade única para o desenvolvimento de carreiras musicais. A edição deste ano reforçou o compromisso da organização em fomentar o talento de jovens pianistas, integrando concertos e programas educativos no evento.