DNOTICIAS.PT
Madeira

Trabalhadores da hotelaria iniciam greve de três dias na Madeira

Sindicato exige um aumento salarial de 75 euros para todos os trabalhadores

None
Foto shutterstock

Paralisação acontece numa altura em que a ocupação hoteleira ronda os 100%

Os trabalhadores do sector da hotelaria na Madeira iniciam esta segunda-feira, 30 de Dezembro, uma greve de três dias. Em causa está a reinvindicação de um aumento salarial de 75 euros para todos os trabalhadores.

Está prevista uma concentração de trabalhadores junto ao Casino da Madeira às 11 horas de hoje.

A paralisação acontece numa altura em que a ocupação hoteleira ronda os 100%. 

A Mesa da Hotelaria ACIF - da Associação Comercial e Industrial do Funchal, que representa os empresários hoteleiros, propôs um aumento salarial de 53 euros na última sexta-feira. A associação sindical recusou a proposta e decidiu manter a greve. 

Sindicato mantém greve na hotelaria entre 30 de Dezembro e 1 de Janeiro na Madeira

A greve do sector de Hotelaria na Madeira vai mesmo avançar. A garantia foi deixada hoje por Adolfo Freitas, do Sindicato de Hotelaria da Madeira, apelando à participação dos trabalhadores e remetendo responsabilidades sobre as consequências desta paralisação para os patrões.

Outras iniciativas que marcam a agenda regional deste que é o tricentésimo sexagésimo quinto dia do ano, em que falta um dia para o fim de 2024:

- 10 horas - A Câmara Municipal do Funchal promove a apresentação da Noite de Fim-de-Ano no Salão Nobre da autarquia;

- 18 horas - Os Amigos do Conservatório apresentam um concerto com Música para o Ano Novo no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Principais acontecimentos registados a 30 de Dezembro:

1886 - Emídio Navarro promulga a reforma o Ensino Técnico em Portugal.

1922 - Vladimir Ilitch Ulianov, Lenine, proclama o estabelecimento da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).

1947 - Miguel da Roménia abdica do trono perante a irreversibilidade da criação da República Socialista.

1957 - O Movimento Anticolonialista é criado em Paris, França, agrupa ativistas ligados sobretudo à Casa dos Estudantes do Império e também ao MUD Juvenil, ao PCP ou ao Clube Marítimo Africano. 

1959 - Portugal subscreve a convenção de Estocolmo que cria a EFTA, Associação Europeia de Comércio Livre.

1960 - O decreto-lei n.º 43453, autoriza a emissão dos chamados certificados de aforro e, tendo extinguido o Fundo de amortização da dívida pública, criou em sua substituição o Fundo de regularização da dívida pública e o Fundo de renda vitalícia. Existem certificados de aforro com o valor facial de 100$00, 500$00, 1000$00 e 5000$00, os quais serão adquiridos, respectivamente, pelas seguintes quantias: 70$00, 350$00, 700$00 e 3500$00.

1961 - Oliveira Salazar pondera a saída de Portugal da Organização das Nações Unidasperante as críticas da organização à política colonial do Estado Novo.

1964 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas impõe o cessar-fogo no Congo e ordena a retirada de todos os mercenários do país.

1965 - Subida ao poder do ditador Ferdinando Marcos, nas Filipinas.

1971 - A Igreja Católica e a Igreja Anglicana chegam a acordo sobre os dogmas da Sagrada Comunhão.

1972 - A pretexto das celebrações do Dia Mundial da Paz, um grupo de católicos organiza na Capela do Rato, em Lisboa, a vigília "A Paz é Possível", onde é aprovada uma moção repudiando a política de guerra colonial do regime.

1974 - Toma posse o Governo de Transição de Cabo Verde.

1983 - Tropas sul-africanas, apoiadas pela aviação, perseguem guerrilheiros da SWAPO, no sul de Angola. A ação é condenada pela Organização de Unidade Africana (OUA), Reino Unido e Alemanha Federal.

1985 - A dirigente nacionalista negra Winnie Mandela é presa pela segunda vez em oito dias por desobediência a uma ordem da polícia.

1986 -- A Polícia Judiciária localiza um bebé raptado há dois anos e meio do Hospital Particular de Lisboa e captura a mulher envolvida no caso.

1987 - Robert Mugabe, assume a Presidência do Zimbabué.

1988 - Yuri Churbanov, genro do antigo líder soviético Leonid Brezhnev, é condenado a 12 anos de prisão por ter aceitado subornos no valor de mais de 145 mil contos (725 mil euros).

1989 - O petroleiro espanhol "Aragón" verte crude no mar a cem milhas a nordeste da ilha de Porto Santo, arquipélago da Madeira, na sequência de uma fratura na estrutura metálica.

1993 - É assinado em Jerusalém um acordo de princípios entre o Vaticano, monsenhor Cláudio Maria Celli, subsecretário do Vaticano para as relações exteriores, e Israel, vice-ministro dos negócios estrangeiros israelita, Yosi Beilin, para o estabelecimento de relações diplomáticas, elaborado por uma comissão bilateral criada em junho de 1992 entre a Santa Se e Israel, contem uma serie de princípios e normas que deverão reger as relações entre as duas partes e as etapas do processo de normalização do relacionamento bilateral.

1997 - Homens armados massacram 412 pessoas em aldeias da Argélia.

2003 - O Euro apresenta novo máximo histórico, com a cotação a situar-se acima dos 1,25 dólares (EUA).

2005 - A Autoridade de Segurança Alimentar Económica (ASAE), concentra, num único organismo, competências ao nível da fiscalização, avaliação e comunicação de riscos na cadeia alimentar. São extintas a Inspecção-Geral das Actividades Económicas, a Agência Portuguesa de Segurança Alimentar e a Direcção Geral de Fiscalização e Controlo da Qualidade Alimentar.

2006 - O antigo Presidente iraquiano, Saddam Hussein, 69 anos, é executado, em Bagdad, Iraque, por enforcamento, por crimes contra a humanidade.

2006 - Explosão de um carro armadilhado no aeroporto de Barajas, Madrid, faz dois mortos e mais de 20 feridos, num atentado atribuído à ETA. O chefe do governo espanhol, José Luís Rodriguez Zapatero, suspende o diálogo com a organização separatista basca ETA.

2006 - O navio "Senopati" com cerca de 850 pessoas a bordo naufraga ao largo da costa de Java, Indonésia. São resgatados cerca de 200 sobreviventes.

2018 - O português Ricardo Filipe da Silva Duarte Braga, Ricardinho, 33 anos, é eleito pela sexta vez, quinta consecutiva, melhor jogador do mundo de futsal, nos prémios anuais atribuídos pelo site especializado Futsal Planet.

2019 - O cientista chinês He Jiankui, que alega ter sido o responsável pela primeira manipulação genética de bebés em todo o mundo, é condenado a três anos de prisão pela experiência.

2020 - Os presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, Charles Michel, assinam formalmente, em Bruxelas, o Acordo de Comércio e Cooperação que regerá a nova parceria com o Reino Unido no pós-Brexit, a partir de 01 de Janeiro de 2021.

Pensamento do dia:

Mais de metade do que sabemos dos outros é imaginação.  Amos Oz (1939), escritor israelita.