Associação Sem Limites registou 2.367 atendimentos em 2024
Comemora-se hoje o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
"Trata-se de um dia utilizado para falar da diferença, vincar os direitos desta população, bem como lembrar ou relembrar à sociedade a existência dos mesmos e as suas lutas diárias", refere a APPNE - Associação Sem Limites.
Diz que "actualmente as pessoas com deficiência, na sua maioria, querem ser uma voz activa na sociedade e procuram, através da Associação Sem Limites, se expressar e defender os seus direitos".
Revela que a associação "registou, desde o início do ano de 2024 até à presente data, 2.367 atendimentos.
Estes atendimentos são, maioritariamente, relacionados com apoio na interpretação de legislação, nomeadamente o acesso ao dístico de estacionamento, a atribuição do multiusos, isenção de pagamento de IUC; pedidos de apoio de material ortopédico; assuntos habitacionais; etc. Relativamente ao apoio com material ortopédico, desde Janeiro e até à presente data, foram entregues 38 equipamentos, nomeadamente, 24 cadeiras de rodas manuais, 1 cadeira de banho, 1 scooter, 4 camas articuladas, 3 pares de canadianas, 3 andarilhos, 1 baterias e 1 joalheira". APPNE - Associação Sem Limites
E acrescenta: "Nós, enquanto associação que defende os direitos das pessoas com deficiência, procuramos apelar junto das entidades governamentais e sociedade em geral para o respeito pelos direitos destas pessoas. Relembrando que os mesmos também possuem deveres a cumprir e, deste modo, possamos conviver de forma respeitosa".
Procuramos, ao longo dos anos, assinalar este dia mostrando a importância desses mesmos direitos para a qualidade de vida destas pessoas. Ter acesso a serviços através da eliminação de barreiras arquitectónicas, ter o equipamento ortopédico adequado e ter algumas isenções e apoios financeiros são alguns dos direitos para que uma pessoa com deficiência possa viver com maior qualidade de vida, dentro das suas limitações". APPNE - Associação Sem Limites