Diocese do Funchal celebra Missa Solene de Abertura do Jubileu
Todas as dioceses do Mundo abrem este domingo, 29 de Dezembro, o Ano Santo, o Jubileu de 2025. A Diocese do Funchal fará a celebração na paróquia de São Pedro às 16h30.
Depois, pelas 17 horas, haverá uma peregrinação até a Igreja da Sé, onde pelas 18 horas será celebrada a Missa Solene de Abertura do Jubileu.
A imagem do Senhor dos Milagres de Machico visitará a cidade e a catedral do Funchal pela primeira vez, depois de 211 anos, para caminhar rumo ao novo ano santo.
O Jubileu na Igreja católica acontece de 25 em 25 anos. Trata-se de um tempo especial para celebrar o nascimento de Jesus e para recomeçar com perdão, justiça, reconciliação, caridade e aproximação aos outros e a Deus.
O Jubileu tem como tema principal 'peregrinos de esperança'.
Outras iniciativas que marcam a agenda regional deste que é o tricentésimo sexagésimo quarto dia do ano, em que faltam dois dias para o fim de 2024:
- 11 horas - Missa do 38.º Aniversário do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa contra o Cancro na Sé do Funchal;
- 15h30 - Jogo da II Liga de Futebol Marítimo - UD Oliveirense no Estádio do Marítimo;
- 15h30 - Jogo da I Liga de Futebol Rio Ave - Nacional no Estádio do Rio Ave FC;
Principais acontecimentos registados a 29 de Dezembro:
1864 - É posto à venda, em Lisboa, o primeiro número do Diário de Notícias, fundado por Eduardo Coelho e Tomás Quintino Antunes.
1890 - Cerca de 400 índios Sioux são chacinados na batalha de Wounded Knee, Dakota do Sul, por tropas norte-americanas.
1891 - Thomas Edison obtém a patente da rádio sem fios.
1895 - Prisão de Gungunhana, em Chaimite, Moçambique.
1940 - II Guerra Mundial. A aviação da Alemanha nazi inicia o lançamento de bombas incendiárias sobre Londres.
1946 - O funeral do cientista Abel de Lima Salazar, no Porto, transforma-se numa manifestação de protesto contra a ditadura do Estado Novo.
1950 - A Comissão Inter-Associações, a Associação Académica de Coimbra e a Comissão Provisória do Porto contestam a proibição da Semana Universitária e do Congresso Nacional de Estudantes, pelo Governo de Oliveira Salazar.
1959 - É inaugurado o Metropolitano de Lisboa. A rede consiste numa linha em Y constituída por dois troços distintos, Sete Rios (atualmente, Jardim Zoológico) -- Rotunda (atualmente, Marquês de Pombal) e Entre Campos -- Rotunda (Marquês de Pombal), confluindo num troço comum, Rotunda (Marquês de Pombal) -- Restauradores. Tem 11 estações e um comprimento de 6,5 km.
1962 - Tropas das Nações Unidas (ONU) ocupam Elizabethville, no Catanga.
1971 - O Reino Unido inicia a retirada das tropas estacionadas na Ilha de Malta.
1973 - O Presidente das Filipinas, Ferdinando Marcos, põe termo às eleições livres no país e assume o poder pessoal e absoluto.
1975 - A explosão de uma bomba no aeroporto de La Guardia, em Nova Iorque, Estados Unidos, causa a morte de 11 pessoas.
1980 - O Presidente dos Estados Unidos, James Carter, recusa o pagamento de qualquer resgate para a garantir a libertação dos 52 reféns norte-americanos detidos no Irão.
1985 - A URSS acusa os Estados Unidos de violação do Tratado de mísseis anti-balísticos, assinado em 1972, com o teste nuclear subterrâneo no deserto de Nevada.
1989 - Václav Havel, 53 anos, veterano dissidente da Carta 77, defensor dos Direitos Humanos, assume a Presidência da República da Checoslováquia.
1993 - Portugal e Israel assinam, em Jerusalém, o acordo, por troca de notas, sobre Supressão de Vistos.
1994 - O empresário António Champalimaud passa a controlar o maior grupo bancário privado português, com activos consolidados superiores a quatro mil milhões de contos, após a concretização da compra do Banco Totta & Açores.
1996 - É assinado um acordo de paz entre a Unidade Revolucionária guatemalteca e o Governo do Presidente Alvaro Arzu, pondo fim a 36 anos de guerra civil na Guatemala.
1998 - Os líderes Khmer Vermelho, do Camboja, retratam-se publicamente pelo genocídio de mais de um milhão de pessoas, nos anos 1970.
2001 - Protestos violentos em Buenos Aires, Argentina, pela grave crise económica leva à retenção dos depósitos na banca. Manifestantes lançam fogo ao Parlamento.
2003 - A acusação do Ministério Público no processo Casa Pia incide em 10 dos 13 arguidos.
2006 - O Instituto Português de Meteorologia revela que o ano de 2006 foi um dos cinco mais quentes desde 1931 em Portugal Continental, com a temperatura a subir um grau em relação à média dos últimos 40 anos.
2006 - O treinador português José Mourinho, líder dos ingleses do Chelsea, é eleito, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor técnico da Europa, num inquérito realizado pelo jornal uruguaio "El País".
2008 - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, anuncia a promulgação do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, mas faz fortes críticas à lei.
2012 - A Assembleia-geral das Nações Unidas (ONU) aprova uma resolução para a elevação do estatuto da Palestina a Estado observador não-membro. O mesmo que tem o Vaticano.
2013 - Pelo menos 18 pessoas morrem e mais de 40 ficaram feridas durante o ataque de uma bombista suicida numa estação de comboios de Volgograd, antiga Estalinegrado, em Moscovo.
2020 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga o Orçamento do Estado para 2021 considerando as "complexas condições" da sua elaboração e urgência de entrada em vigor, mas apontou-lhe "limitações a maior ênfase social" ou "não acolhimento" de pretensões empresariais.
2022 - Pedro Nuno Santos pede a demissão de ministro das Infraestruturas, aceite primeiro-ministro, António Costa. "Face à perceção pública e ao sentimento coletivo gerados em torno" do caso da TAP, decidiu "assumir a responsabilidade política e apresentar a sua demissão". Também o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Mendes, apresentou a demissão.
2023 - O Maine torna-se o segundo Estado norte-americano a considerar o ex-presidente Donald Trump inelegível para as presidenciais de 2024, determinando a retirada do nome do republicano nas primárias, devido às suas ações durante as eleições de 2020.
Pensamento do dia:
Num país tão seco e caótico, a linguagem quebra-se contra altas vedações e barreiras. Maria Gabriela Llansol (1931), escritora portuguesa.