Nutricionista apela ao equilíbrio, após excessos cometidos no Natal
Joana Abreu alertou para os extremismos muitos vezes cometidos para ‘minimizar os estragos’ e apelou ao equilíbrio com a retoma dos bons hábitos alimentares
A nutricionista Joana Abreu explicou ao DIÁRIO-Alimentação, que os convívios típicos desta quadra festiva levam a um consumo, muitas vezes excessivo, de alimentos que no resto do ano “devem ser a excepção e não a regra”, sublinhando que mesmo assim deve ser mantido algum equilíbrio.
O Natal é uma época que puxa um bocadinho mais os doces e o convívio, o que não tem qualquer problema, mas é importante não dar tudo por perdido. É importante tentar sempre equilibrar, por exemplo, se sabe que tem um convívio à noite mantenha os bons hábitos durante o dia e retome no dia seguinte. Joana Abreu
A profissional em nutrição alertou para os casos que acabam por desistir dos hábitos alimentares saudáveis, porque acreditam que deitaram tudo a perder, o que não é bem assim, mesmo que a balança indique o contrário.
“O ganho de peso, após estes dias, é na maioria das vezes retenção de líquidos, provocada pela comida que leva mais sal. A alimentação não pode ser encarada do ‘8 ao 80’. Devemos aproveitar esta quadra festiva e depois retomar a rotina, ingerir muita água e fazer exercício físico. Não é preciso criar uma ansiedade desnecessária em torno da balança”, referiu a nutricionista de profissão.
Fique a par das dicas deixadas por Joana Abreu no que concerne às várias refeições, sempre de olhos postos num estilo de vida saudável e o que pode fazer para minimizar a retenção de líquidos.