Governo admite estender a gratuitidade da assinatura dos jornais aos maiores de 18 anos
Notícia avançada pela TSF
O Governo da República está a ponderar estender a gratuitidade da assinatura dos jornais aos maiores de 18 anos. Quem avança essa pretensão é o ministro dos Assuntos Parlamentares, em declarações à TSF. Por enquanto, os jornais gratuitos vão chegar aos jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos.
Pedro Duarte, em declarações à TSF, afirma que se a avaliação for positiva, pode ser alargada, por exemplo, aos alunos do ensino superior.
Designadamente para alunos do ensino superior, equacionamos essa possibilidade desde já. Felizmente, há muitas iniciativas e muitos projetos que as próprias universidades e os próprios institutos politécnicos já desenvolvem junto de determinados órgãos de comunicação social. Se nós chegarmos à conclusão de que é uma medida que tem tração junto da juventude e que está a contribuir para combatermos a desinformação e para aumentarmos a literacia mediática da nossa juventude, nós, naturalmente, vamos intensificá-la Pedro Duarte
Esta é uma medida que carece de estímulo para que os mais jovens adiram, estimulando novos hábitos, uma forma de travar a desinformação. "Vai ter de haver um esforço acrescido, não basta dizer que ela [a assinatura] agora é gratuita. É preciso fazer mais do que isso e estimularmos na nossa sociedade hábitos de consumo de jornais e, principalmente, de acesso à informação que seja informação qualificada e credível - essa é feita através dos órgãos de comunicação social", acrescentou.
A assinatura gratuita deverá chegar a cerca de 400 mil jovens, num investimento de 6 milhões de euros, que entrará em vigor no primeiro trimestre do próximo ano.