DNOTICIAS.PT
Madeira

Tolentino de Mendonça entre os favoritos a Papa

Foto Arquivo/Rui Silva/Aspress
Foto Arquivo/Rui Silva/Aspress

O cardeal José Tolentino de Mendonça é um dos nomes que mais se fala para suceder ao Papa Francisco e é apontado como futuro líder religioso mais influente do Mundo.

A informação consta numa nova plataforma on-line - Collegio Cardinalizio: Una Rassegna (O Colégio dos Cardeais: Uma Resenha) - criada para ajudar na votação do próximo líder religioso mais influente do Mundo. Iniciativa pioneira que responde aos pedidos de cardeais, clérigos e leigos.

No referido site, o madeirense de 59 anos, nomeado cardeal pelo Papa Francisco, aparece em lugar de destaque numa lista que é composta por 140 cardeais eleitores – sendo que grande parte deles nem são europeus.

Não é novidade, mas já imaginou um Papa nascido na Madeira?

Tolentino de Mendonça volta a ser notícia por estar entre os favoritos a suceder ao Papa Francisco

Tolentino é tido como um exemplo das figuras emergentes da religião católica, com a particularidade de ser poeta, amante da literatura e estudioso da bíblia, muito ligado à ala progressista da igreja e com uma estreita afinidade com o Papa Francisco.

A plataforma descreve também que Tolentino de Mendonça atraiu considerável controvérsia durante a sua vida sacerdotal, nomeadamente por simpatizar com abordagens heterodoxas e tolerantes à homossexualidade, embora nunca se tenha pronunciado publicamente contra o ensinamento da Igreja nesta área.

Dos 140 cardeais com direito a voto no próximo conclave, 110 foram nomeados pelo Papa Francisco, apenas 24 pelo Papa Bento XVI e seis ainda no tempo de João Paulo II.

De resto, este é o tema que faz hoje manchete no Semanário SOL.