O mistério do Natal!

Mil milhões de pessoas celebram o Natal ou, na verdade, o aniversário de uma determinada pessoa. A chegada desta pessoa deu início ao tempo, conhecem AC e DC.

Os pastores de Belém ouviram um anjo proclamar que tinha nascido um salvador, o Messias. Estes pastores encontraram e viram o menino Jesus na manjedoura. É também chamado Emanuel, que significa “Deus connosco”, Deus que se fez homem. Mas o que significa que o salvador, o Messias, veio? Trata-se apenas de presentes de Natal, árvores brilhantes e boa comida, doces em abundância?

Quando lemos na Bíblia sobre a história contínua do menino Jesus, descobrimos que a missão celestial de Jesus era salvar a humanidade dos seus pecados - mostra também através do ensinamento de Jesus que todas as pessoas estão em dívida para com Deus, todas as pessoas parecem ter um veneno interior que causou sofrimento ao longo da história mundial. A ultrapassada palavra “pecado” pode ser descrita por muitas palavras, como ganância, ódio, exploração egoísta dos outros, inveja, orgulho, mentira e calúnia. A lista pode ser muito mais longa e é óbvio: quem não é culpado nesta terra? A missão de Jesus era salvar-nos ou “resgatar-nos” do nosso próprio veneno interior para que possamos ter a vida eterna.

Como procedeu Jesus na sua missão de resgate? A Bíblia descreve como Jesus, cerca de 33 anos após o seu nascimento, na cruz levou os pecados de todos os humanos como um íman gigante.

Quando Jesus sofreu e morreu na cruz, reconciliou-nos com Deus, para que todos os nossos pecados fossem perdoados. A Bíblia diz-nos que Jesus recebeu o castigo pelos nossos pecados. Se cometermos crimes na sociedade, roubarmos um carro, abusarmos, contrabandearmos drogas, etc., haverá um julgamento e depois um veredicto e um castigo. É assim que funciona a justiça e é assim que a sociedade é preservada.

Mas Jesus tomou assim o nosso castigo para que fossemos absolvidos e perdoados, sim, “salvos” no dia do ajuste de contas e do julgamento e, em vez disso, tivéssemos acesso à vida eterna no Céu. Ao terceiro dia, Jesus ressuscitou dos mortos, o que significa que Jesus vive e nós com Ele. Ele enche-nos com a sua paz e amor.

Portanto, Jesus não permaneceu nem na manjedoura nem na cruz, porque vive e prometeu estar connosco todos os dias, uma luz de vida que conduz através das trevas. Este é o mistério do Natal, uma salvação que só os humildemente receptivos podem revelar.

A Bíblia explica que esta salvação – o “bilhete celestial” – é dada gratuitamente pela graça de Deus. Não podemos conquistá-lo através de boas ações ou de uma vida boa. Não podemos agradar a Deus e pagar os nossos pecados. O que Deus exige é que nos voltemos humildemente para Ele e acreditemos em Jesus e naquilo que Ele fez na cruz. Para todos nós – para todos nós – Jesus é o presente de salvação de Deus, o “presente de Natal” de Deus para si que escolhe acreditar e receber.

Feliz natal…

Peter Kujala