DNOTICIAS.PT
Madeira

Missa do Galo presidida por D. Nuno Brás na Sé Catedral

None
Foto Arquivo

Este é o tricentésimo quinquagésimo nono dia do ano. Faltam sete dias para o termo de 2024.

São poucos os eventos em agenda nesta terça-feira, dia 24 de Dezembro, na Madeira. O principal será a Missa do Galo, que decorrerá na Sé do Funchal, a partir das 23 horas. A celebração será presidida pelo bispo D. Nuno Brás.

Destaque ainda para o evento 'Natal Diferente' que levará até ao Hospital Dr. Nélio Mendonça, Hospital dos Marmeleiros e Dr. João de Almada jogadores do CD Nacional. A iniciativa ‘Natal Diferente’ é organizada numa parceria entre Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (AEFCM-UNL).

Tome nota dos restantes eventos:

11h00 - Conferência de imprensa de apresentação do balanço da operação de limpeza da Noite do Mercado

A empresa de 'handling' Portway e os sindicatos Sindav, STHAA, Sitava e Simamevip mantêm a greve convocada pelas estruturas para o período de Natal e fim de ano.

Efemérides

Principais acontecimentos registados no dia 24 de Dezembro:

1954 - O primeiro transplante humano é realizado no hospital Peter Bent Brigham em Boston, Estados Unidos. O médico cirurgião Joseph E. Murray, Prémio Nobel da Medicina em 1990, transplanta um rim entre irmãos gémeos. 

1984 - Atentado terrorista na estação de Bolonha, Itália, causa a morte de 15 pessoas e ferimentos em mais de 180.

1997 - O terrorista venezuelano Ilich Ramirez Sanchez, Carlos, o Chacal, é condenado a prisão perpétua pelo tribunal de Paris, França.

2020 - A União Europeia e o Reino Unido chegam a um acordo comercial pós-'Brexit', anuncia a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Bruxelas.

2021 - Morre, com 84 anos, James Dee Crowe, músico de 'bluegrass' [música popular e tradicional norte-americana]. Em 1983, ganhou um Grammy pelo melhor desempenho instrumental 'country' com a canção "Fireball".

2022 - Morre, aos 65 anos, Franco Frattini, político italiano, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros entre 2002 e 2004 e entre 2008 e 2011, nas duas ocasiões em governos de Sílvio Berlusconi, e presidente do Conselho de Estado de Itália.

Pensamento do dia

"Duvidar sempre para saber o pouco que pode saber-se e para não presumir do que se não sabe nem saberá jamais".  Ricardo Jorge (1858-1939), médico, cientista, historiador e investigador português.