Torneio de Padel leva a Acreditar na solidariedade nas vésperas de Natal
O dia é de pré-Festa, mas para alguns ainda há tempo para a solidariedade. É o que irá acontecer hoje na Quinta do Padel com a realização do Torneio de Padel Acreditar, evento solidário que decorrerá das 09h00 às 18h45, na Rampa da Quinta do Leme, no Funchal.
Entre as 09h00 e as 18h00 decorrerá a competição desportiva, com 16 equipas constituídas por um máximo de 10 elementos que disputam entre si a vitória neste torneio solidário.
Entre as 18h00 e as 18h30 haverá actuação de piano e canto feito por crianças e às 18h45 decorrerá a entrega de prendas e valor das inscrições do torneio à associação Acreditar.
O evento contará inclusive com discurso da prache, nomeadamente do CEO Quinta do Padel, do representante associação Acreditar, do representante da CMF e do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.
Outros eventos na agenda
05h15 - Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (Boa Nova) - Missa do Parto
05h15 - "Calheta d'canto a Canto", um grupo de tocadores que vai animar o adro na igreja paroquial
06h00 - Missa do Parto no Curral das Freiras, presidida pelo Bispo do Funchal, D. Nuno Brás
15h00 - Associação de Motociclismo da Madeira organiza a 4.ª e última prova do Campeonato da Madeira de Supermoto, o II Grande Prémio do Faial de Supermoto, no Kartódromo do Faial
18h00 - Noite do Mercado no Estreito de Câmara de Lobos
Efemérides
Estes são os principais acontecimentos registados neste mesmo dia 21 de Dezembro:
1470 - Os navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar descobrem a ilha de S. Tomé, ao largo da costa de África.
1620 - Os pioneiros do Mayflower desembarcam na costa leste norte-americana, no atual lugar de Plymouth, Massachusetts.
1805 - Morre, com 40 anos, o poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage.
1871 - É inaugurado, em Setúbal, o monumento a Bocage.
1891 - James Naismith, professor canadiano de educação física, inventa o basquetebol.
1898 - O elemento rádio é descoberto pelos cientistas Pierre e Marie Curie.
1913 - As primeiras palavras cruzadas modernas são publicadas no jornal norte-americano New York World. O autor é Arthur Wynne, inglês emigrado nos Estados Unidos.
1940 - Morre, aos 44 anos, o escritor norte-americano Francis Scott Key Fitzgerald, autor de "O Grande Gatsby" (1925) e "Terna É a Noite" (1934).
1945 - Morre, com 60 anos, George Smith Patton, Jr., um dos chefes militares norte-americanos durante a II Guerra Mundial.
1948 - O Eire, estado Irlanda Livre desde os anos de 1920, declara a independência da Comunidade Britânica.
1951 - Estreia a primeira novela brasileira, "Sua vida me pertence", na extinta TV Tupi de São Paulo. Gravada em direto duas vezes por semana, teve apenas 15 episódios e durou dois meses.
1968 - Os Estados Unidos lançam, de Cabo Kennedy para o espaço, a nave Apollo 8, tripulada pelos astronautas Frank Borman, James Lovell Jr. e William Anders, a primeira a entrar em órbita lunar.
https://plus.nasa.gov/video/apollo-8-earthrise-in-4k/
1971 - Kurt Waldheim, diplomata austríaco, sucede a U Thant como secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
1974 - Toma posse o Governo de transição de São Tomé e Príncipe, liderado por Leonel d'Alva.
1975 - Onze delegados à conferência da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), em Viena, Áustria, são mantidos como reféns por um comando palestiniano.
1977 - O divórcio é legalizado no Brasil.
1985 - A polícia sul-africana prende a líder nacionalista negra Winnie Mandela.
1988 - Atentado de Lockerbie. Um Boeing 747, da Panam, despenha-se sobre a localidade escocesa. Morrem 275 pessoas.
1989 - Forças norte-americanas ocupam o centro da Cidade do Panamá, capital do Panamá. Morrem 200 pessoas nos confrontos entre as tropas dos Estados Unidos e as de Manuel Noriega.
- Violência na Roménia. Veículos blindados atropelam manifestantes no centro de Bucareste, às ordens do ditador Nicolae Ceausescu.
1992 - O Banco de Portugal decide liberalizar por completo os movimentos de capitais com o exterior, o programa de eliminação faseada das restrições sobre movimentos de capitais com o exterior é dado como concluído. A decisão tomada, antecipa a data prevista para 01 de janeiro de 1993.
1992 - Um avião holandês despenha-se no aeroporto de Faro, causando a morte a 54 pessoas.
1995 - O exército israelita retira discretamente a bandeira de Israel do edifício da polícia na Praça da Natividade de Belém, Cisjordânia, começando assim simbolicamente a pôr fim a 28 anos de ocupação. A passagem de testemunho à polícia palestiniana tem lugar à meia-noite, precisamente a três dias do Natal, dando oportunidade aos seus 40.000 habitantes de festejarem pela primeira vez um Natal sob Governo palestiniano.
2002 - Morre, aos 80 anos, o poeta espanhol José Hierro.
2004 - É confirmada a vitória de Armando Guebuza, da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), nas eleições presidenciais de Moçambique de 01 e 02 de dezembro, com 63,7 por cento dos votos.
2005 - A Assembleia da República aprova a nova Lei do Arrendamento Urbano.
2006 - Governo aprova o Plano Nacional de Promoção de Acessibilidade que prevê medidas integradas para promover a acessibilidade ao meio edificado e às tecnologias de informação a pessoas com mobilidade condicionada ou necessidades especiais.
- O Cartão do Cidadão é aprovado na Assembleia da República.
- O historiador britânico David Irving, que negou o Holocausto, é posto em liberdade condicional e expulso de Viena para Londres, ficando proibido de regressar à Áustria. Autor de "A Guerra de Hitler" (1977), minimizou as atrocidades nazis e ilibou o führer de responsabilidades nos campos de concentração, recusando aceitar a existência de câmaras de gás em Auschwitz.
2007 - O espaço europeu Schengen, de livre circulação de pessoas sem controlos nas fronteiras internas, é alargado a nove dos mais recentes Estados membros da União Europeia, oito dos quais ex-países comunistas do leste da Europa, República Checa, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Letónia, Lituânia, Hungria, Malta e Polónia.
- Pelo menos 50 pessoas morrem num atentado suicida junto a uma mesquita do noroeste do Paquistão, saindo ileso um ex-ministro, aliado do Presidente Pervez Musharraf, que ali rezava.
- A atleta Vanessa Fernandes, campeã do Mundo de triatlo, é escolhida pela imprensa estrangeira em Portugal (AIEP) como a personalidade do ano de 2007.
- Morre, aos 45 anos, o ator brasileiro Norton Nascimento.
2011 - O líder do Partido Popular espanhol, Mariano Rajoy, presta juramento, perante o Rei Juan Carlos, como presidente (primeiro-ministro) do Governo de Espanha.
- Morre Eurico Corvacho, antigo "Capitão de Abril" e membro do Conselho da Revolução (CR).
- Morre, com 84 anos, John Angus Chamberlain, escultor e pintor norte-americano, famoso pelos seus trabalhos feitos a partir de sucata.
2012 - A maioria parlamentar aprova na especialidade, na Assembleia da República, a lei da reorganização administrativa das freguesias, tendo as 250 propostas de alteração à lei apresentadas pelo PCP, que obrigaram a uma maratona na votação parlamentar, sido rejeitadas.
- Morre, aos 84 anos, Ivo Mayer, pianista de jazz e considerado "o precursor da fotografia de jazz em Portugal".
2013 - É divulgado um inquérito preliminar que indica que o comandante do avião moçambicano que se despenhou na Namíbia no final de novembro precipitou "intencionalmente" o aparelho contra o solo, provocando 33 mortos.
2015 - A Comissão Europeia aprova o prolongamento das medidas de liquidez para o Novo Banco, para facilitar o processo de venda, e aprova o plano português de uma ajuda adicional de 2,25 mil milhões de euros para a cobrir o "buraco" financeiro no Banif, de acordo com as regras europeias.
- O suíço Joseph Blatter, presidente da FIFA desde 1998, e o francês Michel Platini, que lidera a UEFA desde 2007, são suspensos por oito anos de toda a atividade ligada ao futebol.
2016 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga o Orçamento do Estado para 2017, as Grandes Opções do Plano para 2017 e a nova Lei da Organização do Sistema Judiciário.
2017 - O partido constitucionalista Cidadãos vence as eleições na Catalunha, mas os independentistas mantiveram a maioria absoluta parlamentar.
- O reconhecimento dos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel é declarado "nulo e sem efeito" por 128 países-membros da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) numa votação na sede da ONU, em Nova Iorque, Estados Unidos.
- O Conselho de Ministros aprova o aumento do salário mínimo para 580 euros a partir de janeiro e o novo regime contributivo dos trabalhadores independentes, que entra em vigor em janeiro de 2019.
- Morre, aos 80 anos, Bruce McCandless II, antigo astronauta norte-americano da agência norte-americana NASA, o primeiro a andar livremente no espaço sem qualquer ligação à nave.
2018 - A diretora do Hospital das Forças Armadas, Regina Mateus, é promovida a brigadeiro-general, tornando-se a primeira mulher a ocupar este posto na história das Forças Armadas portuguesas.
- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga o orçamento do Estado para 2019, o último da legislatura.
- O Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), em Lisboa, decide não levar a julgamento a SAD do Benfica, por nenhum dos 30 crimes pelos quais estava acusada. O antigo assessor jurídico, Paulo Gonçalves, vai ser julgado por corrupção.
2019 - O Liverpool conquista o seu primeiro título mundial de clubes em futebol em Doha, Qatar, ao derrotar por 1-0 o Flamengo, treinado pelo português Jorge Jesus, com o golo a ser marcado pelo avançado brasileiro Firmino no prolongamento.
- Morre, aos 76 anos, Martin Peters, antigo futebolista internacional inglês.
- Morre, aos 86 anos, Emanuel Ungaro, estilista francês de origem italiana.
2021 - A Comissão Europeia dá 'luz verde' a uma ajuda estatal de Portugal de 107,1 milhões de euros à TAP, para compensar consequências negativas da pandemia da covid-19 no segundo semestre do ano passado.
- O Tribunal Distrital de Oecusse condena o ex-padre Richard Daschbach a 12 anos de prisão por vários crimes de abuso sexual de menores, cometidos num orfanato em Timor-Leste.
2022 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga os diplomas que preveem o apoio extraordinário de 240 euros a famílias vulneráveis e o aumento do salário mínimo para 760 euros a partir de 2023.
- O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, faz uma vista aos Estados Unidos onde se reúne com o homólogo norte-americano, Joe Biden, e profere um discurso no Congresso.
- Morre, com 74 anos, Pedro Paulo Rangel, ator brasileiro que participou nas novelas "Gabriela" e "O Cravo e a Rosa".
2023 - Os presidentes do Partido Social Democrata e do CDS-Partido Popular, Luís Montenegro e Nuno Melo, anunciam que vão propor aos órgãos nacionais dos seus partidos uma coligação pré-eleitoral, a Aliança Democrática, para as legislativas de março e as europeias de junho, que incluirá também "personalidades independentes".
- O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, dá posse aos membros do Governo de iniciativa presidencial.
- O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás angolano, Diamantino Pedro Azevedo, anuncia a saída de Angola da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
- O Tribunal de Justiça da União Europeia considera contrária à legislação europeia a decisão da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e da União das Federações Europeias de Futebol (UEFA) de proibir atletas e clubes de participarem em competições privadas.
Este é o tricentésimo quinquagésimo sexto dia do ano. Faltam 10 dias para o termo de 2024.
Pensamento do dia
O pensamento crítico não se submete às ordens para integrar as fileiras que marcham contra um ou outro inimigo anunciado. Edward W.Said (1935-2003), escritor e ensaísta de origem palestiniana