Pelo menos 10 pessoas morreram esmagadas durante distribuição de alimentos na Nigéria
Pelo menos dez pessoas, incluindo quatro crianças, foram hoje esmagadas até à morte durante uma debandada quando decorria uma distribuição de alimentos aos necessitados na capital nigeriana, Abuja.
O incidente ocorreu por volta das 06:30 da manhã na Igreja Católica da Santíssima Trindade, no bairro de Maitama, confirmou a porta-voz da polícia, Josephine Adeh.
Oito outras pessoas ficaram feridas no tumulto e quatro delas ainda estão hospitalizadas, de acordo com um comunicado divulgado pelo jornal Nation.
As investigações iniciais apontam para uma falta de coordenação durante o esforço de distribuição, uma vez que milhares de residentes se apressaram a aceder aos alimentos sem qualquer controlo.
Para evitar este tipo de incidentes no futuro, o Comando da Polícia do Território da Capital Federal ordenou a "todas as organizações, entidades religiosas, grupos ou indivíduos que planeiem qualquer evento público ou atividade de caridade que notifiquem as autoridades com antecedência".
"Isto permitirá a criação de medidas de segurança adequadas para garantir a segurança pública e prevenir tragédias evitáveis", como a que ocorreu este sábado, acrescentou, numa nota.